Por Camila Soeiro
Revisora da AVERA
Foto: Rafael Abbehusen / AVERA
Na manhã de sábado (26), aconteceu uma Oficina de Jogos Teatrais dirigida por Luciano Monteiro no Fusca – Festival UNIFACS de Sustentabilidade, Cultura e Arte.
“O corpo diz muito do que você está sentindo” frisou o ator, diretor, produtor e publicitário Luciano, enquanto falava do mundo do teatro.
A oficina já começou abrindo as cortinas para a descontração, ao pedir que os participantes retirassem o sapato, deixando as pessoas à vontade.
Defensor das artes cênicas, ele pontuou que o teatro leva uma mensagem de uma maneira diferente.
Os alunos foram, então, desafiados com exercícios de memorização, concentração, raciocínio rápido e vivências com exercícios de confiança, representação do corpo e criatividade.
Na atividade “Cego e Guia”, os estudantes foram vendados e estimulados a sentir e perceber o que não percebem na vida cotidiana, com a ajuda de outros fazendo o papel de guia.
Neste exercício, foi possível explorar o ambiente e confirmar na prática que existe uma certa dificuldade em estabelecer relacionamentos e se entregar ao outro.
Durante a atividade “Tribo”, os participantes se dividiram em grupos e usaram o corpo e apenas uma expressão para se comunicarem.
Na última dinâmica, os participantes tiveram que exercitar sua imaginação, ao completarem uma cena pensada apenas por um indivíduo.
Com tantas experiências para apenas duas horas de oficina, Luciano afirma que o objetivo do encontro foi cumprido, já que ele trouxe um pouco de interpretação, corpo e reconhecimento dos sentidos.
“O teatro traz emoções, sentimentos. Passar a verdade é sentir com verdade. Como é o outro”, finalizou, satisfeito.
**Revisado por Fernanda Bruno e editado por Matheus Pastori