Um dos cliques do ex-aluno da Unifacs chegou a ser exposto em São Paulo
Por João Greco
Revisão: Catharina Dourado
Quando o fotógrafo Ivo Tavares, 24, começou publicar os seus registros no Instagram, não imaginava que a sua sensibilidade artística encantaria tantas pessoas.
“Um dos maiores prazeres é se sentir pertencente. Sou muito grato por todos que me acompanham, por todos que curtem a minha arte e por todos os artistas que me inspiram”, diz.
Mesmo não tendo imaginado que as suas fotografias ganhariam tanta repercussão, Ivo vê os seus cliques serem constantemente compartilhados através da internet.
SSA Lovers, O que fazer em Salvador, IG Beach Brasil, Pelourinho dia e noite, Bahia em Pauta e Baianidade Nagô são apenas alguns dos perfis que já repostaram o seu trabalho no Instagram.
“O que te diz os dias de chuva? Cobertor, Netflix e pipoca? Pro meu povo a única palavra é agonia”. Esse é o início da descrição que acompanha um dos registros feitos por Ivo Tavares durante as fortes chuvas que atingiram a capital baiana em novembro de 2019.
Essa postagem repercutiu tanto nas redes sociais que a publicação já conta com mais de 50 mil curtidas e quase 2 mil comentários.
Foi também por representar a realidade e a identidade do povo soteropolitano que uma imagem capturada por Ivo foi postada pelo Portal iBahia no dia da consciência negra em 2017.
Nessa ocasião, o portal selecionou dez fotos que foram postadas por internautas com a hashtag #MeuiBahia e compartilhou no seu perfil oficial do Instagram.
Trajetória
Formado em Publicidade e Propaganda pela Unifacs, em 2019.1, Ivo revela que uma das suas principais inspirações foi a fotógrafa Amanda Tropicana.
No entanto, Ivo ficou ainda mais motivado a debutar na fotografia quando passou a “andar sozinho pela cidade” e sentiu que precisava registrar aqueles lugares.
A propósito, Ivo reconhece que a sua trajetória acadêmica foi muito importante para o seu desenvolvimento como fotógrafo.
“Com a disciplina de Fotografia Publicitária, pude aperfeiçoar tecnicamente meus conhecimentos, e expandi isso sendo monitor de Fotografia em outras turmas”.
Foi justamente durante o curso – mais precisamente entre os anos 2016 e 2017 – que novas demandas fizeram um hobbie se tornar um trabalho.
Ivo então passou a cobrir eventos pequenos, fazer ensaios individuais e fotografar produtos – principalmente alimentos e itens de vestuário.
Mas não demorou muito para Ivo evoluir artisticamente e conquistar outros espaços.
Inclusive, um dos seus registros foi exposto na Fragmentos – uma exposição temporária que é vinculada ao Espaço Pierre Verger e acontece, ao ar livre, em frente ao Forte de Santa Maria, na Barra.
O poder da foto
O Poder da Foto é uma exposição global da Fujifilm que surgiu no Japão e é referência no mundo inteiro. Mas apesar dessa campanha existir desde 2006, os brasileiros só foram contemplados em 2019.
Foi através desse projeto que um dos registros de Ivo ajudou a compor a exposição O Poder da Foto em São Paulo.
Registro esse que, segundo o próprio fotógrafo, tem “tanta energia, amor e mudança” que o influencia a acreditar que os momentos se constroem para ele.
“Na hora o clima muda, bate um negócio bom no coração e tudo fica em câmera lenta. Fotografar é a minha droga, meu vício, meu tesão”, conta.
As fotos da exposição foram enviadas pelo público e submetidas a votações semanais no período de 29 de julho a 26 de agosto.
A cada semana, as 25 imagens mais votadas eram selecionadas e ainda garantiam ao fotógrafo mais um prêmio especial. Foi assim que Ivo ganhou uma câmera Instax Mini 9 e um pack de filme com 10 unidades.
Ao todo, a exibição contou com 3.200 fotografias e aconteceu entre os dias 11 de setembro e 9 de outubro.
Nesse mesmo ano, O Poder da Foto foi realizado em outros 10 países: África do Sul, Canadá, China, Estados Unidos, França, Índia, Inglaterra, Japão, Tailândia e Turquia.
Confira a galera com mais fotos de Ivo Tavares: