Por Jaine Vilas Bôas
Estudante de Jornalismo da UNIFACS
Foto: Divulgação
O Jornal Correio, comemorando 40 anos, realiza a 1ª edição do Prêmio “Correio de Futuro”, buscando valorizar produtos jornalísticos inovadores que combinem com as expertises de várias áreas do conhecimento.
Em normas divulgadas pela Empresa Baiana de Jornalismo S.A., para participação no concurso os candidatos deveriam ter mais de 18 anos, estarem matriculados regularmente em qualquer curso de nível superior e disponibilizarem as informações requisitadas.
Os estudantes finalistas passaram por algumas etapas até chegar à final do prêmio que acontecerá na próxima sexta-feira (20). Elisa Brotto, estudante de Jornalismo da Universidade Salvador e participante do prêmio, conta um pouco sobre o processo de participação.
“Ícaro me propôs uma ideia, nós fizemos uma reunião e criamos o Leitor Pauteiro, com a colaboração dos professores Mariana Alcântara e Ronilson Lobo. Com a ideia selecionada, pontuamos mais coisas com o pessoal do Correio e nossa ideia está bem embasada”, disse.
O Leitor Pauteiro pretende funcionar como um chatbot que será integrado no site e aplicativo do Jornal Correio. O objetivo é funcionar como uma persona que recolherá o máximo de informações da pessoa que entrar em contato, e, em seguida, as pautas que forem transcritas serão disponibilizadas aos jornalistas, nas quais também será possível a filtragem dos assuntos de interesse no dia.
Além da gratificação de 10 mil reais, a equipe vencedora terá a oportunidade de desenvolver o projeto selecionado, contando com a mentoria dos profissionais integrantes de diversas áreas do Jornal Correio.
Abrindo a premiação às 9 horas, a gerente de Pesquisa e Treinamento em Novas Mídias do La Nación, Florencia Coelho, fará palestra sobre a inteligência artificial e o jornalismo.