Por Elias Pereira
Estudante de Jornalismo da UNIFACS
Foto: Carolina Magnativa / AVERA
A cenógrafa e designer de produto Amanda da Mott foi a responsável pela palestra “Cenografia na Prática – Um Olhar sobre Processos Criativos e Materialização de Ideias”, atividade que marcou nesta sexta-feira (20), a última noite de atividades do Curto-Circuito, evento organizado semestralmente pela Escola de Comunicação e Design (ECDE).
Apresentando cases de cenários projetados durante a carreira, a palestrante descreveu as experiências profissionais vivenciadas na Da20 Cenografia. No portfólio da empresa paulista, constam projetos realizados em parceria com a Rede Globo, Omelete, eventos como Rock in Rio, entre outros.
Com poucos trabalhos realizados na Bahia, Amanda citou a falta de grandes empresas cenográficas no estado. A grande quantidade de eventos normalmente sazonais, como o Carnaval, realizado em alguns pontos da cidade, foi uma das causas apontada pela cenógrafa.
Durante a conversa, a designer detalhou a dificuldade para o recrutamento de mão-de-obra qualificada na cenografia, devida à especificidade da área. Visando a formação de novos profissionais, Amanda divulgou para os alunos presentes na palestra o Projeto Peneira, curso gratuito que ensina técnicas de cenografia para os interessados em ingressar no ramo.