Evento focado na exposição de produtos artesanais acontece esta semana no CTN.
Por Louise Victória
Revisão por Gabriel Ornelas
Com o Dia das Mães chegando, a 12ª edição da Expo Vila Salvador, encontro que acontece nos dias 6 e 7 de maio, durante a Semana de Arquitetura e Design na Unifacs – Campus Tancredo Neves, vem como uma oportunidade para aqueles que ainda não compraram seus presentes.
O evento tem como foco a exposição de produtos de empresários independentes, que começou como um pequeno empreendimento por duas gerações da mesma família. De acordo com uma postagem no perfil oficial do evento, o nome da feira surgiu a partir do objetivo de reunir empreendedores fragilizados por conta da pandemia.
Desta vez o evento, que teve sua última edição do Dia Internacional da Mulher, traz um foco especial voltado ao Dia das Mães, com expositores locais de diversas especialidades, que garantem uma alta variedade na escolha de presentes, assim oferecendo produtos acessíveis desde bijuteria e cosméticos até roupas e calçados.
Entrevistamos Evellyn Meneses (21), produtora e gerente de marketing da Expo Vila, para saber um pouco mais sobre a história desse evento e o seu impacto no cenário do empreendedorismo baiano.
“Aos 17 anos fui empreendedora no digital e a minha mãe queria que eu alcançasse o público de fora”, diz Evellyn sobre a ideia que deu origem ao evento.
Segundo ela, desde sua concepção o evento tem apoiado o crescimento de empreendedores independentes, com uma acessibilidade que aproxima o cliente do vendedor, agindo como uma ponte entre os dois lados sem custar caro para proprietários de empresas que não possuem lojas físicas.
“Sinto que eles se sentem acolhidos, vistos e reconhecidos. E isso nos dá uma sensação de realização, dever cumprido”, conta a produtora.
Esta edição comemora o Dia das Mães, não só em produtos que atendem aos desejos e necessidades das mães, mas também trará, em sua maioria, marcas criadas por mulheres, assim divulgando o empreendedorismo feminino, um dos objetivos principais na realização das feiras.
Para aprofundar um pouco mais nesse aspecto, a Avera conversou com uma das expositoras, Sandra Ribeiro, que nos contou sobre a sua experiência dentro do evento.
“É uma oportunidade de divulgar a minha loja fora do digital, conhecer outras pessoas e mostrar a qualidade dos produtos que eu represento”, afirma Sandra.
Para os profissionais, a interação direta que a feira proporciona beneficia o consumidor. Através da criação de um espaço que acolhe tanto o cliente quanto o empreendedor é possível construir um vínculo de confiança, assim como expandir o público dessas pequenas empresas.
Ribeiro concorda que essa interação é benéfica para o consumo. “É saber que o público se identifica com os meus produtos. Diferente do digital que é muito amplo, um público mais selecionado passa a conhecer e assim aumentam as vendas”.
Além da divulgação de microempresas soteropolitanas, a Expo Vila Salvador enaltece a mulher como empreendedora, contando com um elenco de expositores majoritariamente feminino.
“As meninas da organização passam bastante segurança e até nos ajudam com a parte da escolha dos melhores produtos para o público do local que iremos expor. O apoio que o evento propõe é real, fora o engajamento que necessitamos para fortalecer nosso empreendimento online”, completa a expositora.