Bronny James e LeBron James posam juntos no “MediaDay” | Foto: Reprodução/ NBA
Primeira dupla de “pai e filho” a jogar junto na história do basquete dos EUA
Por Lucca Anthony
Revisão: Laís Cruz
No mundo dos esportes, sempre é bom ter a família por perto. Existem casos em diversas modalidades em que os parentes realmente entram juntos nesse mundo, como irmãos ou primos competindo nas mesmas competições ou jogando juntos em prol de um time. Porém, quando se pensa em gerações diferentes da mesma família fazendo essa parceria em alto nível, é algo difícil de acontecer.
Na última terça-feira (22), a NBA (liga de basquete dos EUA) viveu um momento histórico, com a primeira dupla de pai e filho jogando junta pela primeira vez na liga. A dupla, formada por ninguém menos que LeBron James, considerado um dos maiores, se não o maior jogador de basquete da história, e seu filho Bronny James, entrou em quadra na vitória dos Los Angeles Lakers contra o Minnesota Timberwolves.
História de LeBron James
LeBron Raymone James foi a primeira escolha do draft de 2003 da NBA, saindo diretamente do ensino médio para a liga. James sempre foi considerado uma grande estrela, mesmo quando ainda jogava pela sua escola, e por isso o Cleveland Cavaliers o selecionaram na primeira pick. LeBron manteve-se à altura das expectativas, ganhando 4 títulos da liga (2011/2012; 2012/2013; 2015/2016; 2019/2020), uma Copa da NBA (2023/2024), 4 títulos de MVP e mais quatro títulos de MVP das finais, além de ser o maior pontuador da história do basquete, recorde esse batido aos 38 anos de idade.
Além de passagens marcantes pelo Cleveland Cavaliers, Miami Heat e Los Angeles Lakers (seu time atual), onde é considerado ídolo das três franquias, o camisa 23 dos Lakers chegou à sua vigésima segunda temporada em nível profissional, igualando o recorde de Vince Carter.
Bronny James, o primogênito
LeBron Raymone James Junior, mais conhecido como Bronny James, é o primogênito de três filhos. Desde cedo, como filho de um craque mundial, ele teve comparações com seu pai, apesar de ter características e estilos de jogo diferentes. Começou a aparecer para a mídia americana quando atuava pelo Sierra Canyon School, onde, nos seus anos de ensino médio, teve médias de 14,1 pontos, 5,6 rebotes e 1,7 roubos de bola. Sendo um armador muito sólido defensivamente e um bom arremessador, Bronny ganhou uma bolsa de estudos da Universidade da Califórnia do Sul, onde jogou na temporada passada.
Porém, engana-se quem acha que a vida do sucessor do legado James foi tranquila dentro do basquete. Bronny teve uma parada cardíaca em 24 de julho de 2023, durante um treinamento na sua universidade, assustando a todos. No entanto, ele se recuperou, jogou a temporada e seguiu em busca de realizar seu sonho de entrar na NBA. Foi selecionado pelo Los Angeles Lakers na quinquagésima quinta escolha do draft da NBA em 2024.
Pai, filho e história
Os James foram aplaudidos e aclamados pelos 20 mil torcedores da Crypto Arena ao entrarem juntos no segundo quarto da partida. Também estavam presentes Ken Griffey Sr. e seu filho Ken Griffey Jr., que jogaram juntos em 1990 e 1991, sendo a primeira dupla de pai e filho na liga americana de beisebol.
Bronny terminou sua estreia sem marcar nenhum ponto e pegando apenas um rebote, mas fez uma boa pré-temporada e mostrou qualidade para jogar em nível profissional. Já LeBron terminou o jogo com 16 pontos, 3 rebotes e 4 assistências.
LeBron encerrou a noite em uma coletiva de imprensa, emocionado, ao lado de seu filho, dizendo: “Aquele momento em que entramos em quadra, nunca esquecerei, mesmo que fique muito velho, mesmo que minha memória se desvaneça aos poucos com a idade. Aconteça o que acontecer, esse momento permanecerá inesquecível”.