Equipe Texugo posando para a foto oficial do título | Foto Lemos/Divulgação
A Comfacs, equipe da Unifacs, perdeu nos pênaltis para a Invictus. Evento contou com a presença de diversas atléticas de várias faculdades de Salvador
Por Fábio Saldanha
Revisão Laís Cruz
No dia 21 de setembro, aconteceu a Copa Abelardo de Futsal, no Ginásio Municipal de Lauro de Freitas. Essa foi a primeira edição da competição e contou com a presença de diversas atléticas de várias faculdades de Salvador.
Com início às 9h, o campeonato contou com 8 equipes que jogaram a partir da fase de quartas de finais em jogo único; assim, quem vencesse se classificava para as semifinais. Na fase semifinal, os dois vencedores garantiriam vaga para a grande decisão.
A Comfacs, atlética de Comunicação da Unifacs, campus Tancredo Neves, teve sua participação antecipada. Em um grande jogo de altos e baixos, com dois times muito parelhos, a Comfacs empatou contra a equipe da Invictus, atlética unificada da Estácio Salvador. Por conta disso o jogo foi ao tempo extra, terminando com o mesmo placar e indo aos pênaltis. Nas penalidades, a equipe concorrente se saiu melhor, com o placar de 3×2, encerrando assim a participação da Comfacs na Copa.
Abelardo Pereira, 21, criador e presidente da Copa Abelardo, contou ao Portal de Notícias Avera um pouco sobre como fez esse evento sair do papel, afirmando que achava necessária a existência de um campeonato universitário no segundo semestre: “esse projeto era um piloto”.
Abel, como é popularmente conhecido, diz que um dos maiores desafios que encontrou para que a Copa acontecesse era mostrar o diferencial do seu campeonato. “O nosso estilo foi modo torneio, modo rápido. Nossa proposta foi englobar tanto a parte social quanto a esportiva”. No quesito social, na Copa Abelardo, houve arrecadação de alimentos não perecíveis para quem fosse acompanhar os jogos, doados a instituições filantrópicas.
OS JOGOS:
Quartas de finais:
Majestade 0 x 1 Hydra
Comfacs 1 x 1 Invictos – 2×3 (PÊNALTIS)
Predadores 1 x 4 Eng.UCSAL
Texugo 3 x 0 Baiana de Direito
Semifinais:
Hydra 2 x 0 Invictos
Texugo 3 x 1 Eng.UCSAL
Final:
Texugo 1 x 1 Hydra
Texugo 3 x 2 Hydra (PÊNALTIS)