Ian Matos no 38º Duque de Caxias, Jacobina BA / Foto: Acervo Pessoal
O esporte tem se mostrado um poderoso aliado da saúde mental. Além de fortalecer o corpo, a prática regular de atividades físicas ajuda a aliviar tensões, melhorar o humor e promover o equilíbrio emocional
Por Roberta Rêgo
Revisão por Anna Gherardi
Em um cenário em que o estresse e a exaustão são recorrentes, incluir o esporte na rotina tem se mostrado um grande aliado da saúde mental. Profissionais da área destacam a importância do exercício físico, principalmente por contribuir diretamente para a liberação de hormônios essenciais ao bem-estar.
Impacto direto no bem-estar emocional
O impacto positivo do esporte vai além do físico: ele atinge diretamente o bem-estar emocional e psicológico. Segundo Vitória Ellen, estudante de Psicologia, a prática esportiva contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais e psicológicas, como autoestima, liderança e comunicação. “Além disso, por envolver desafios, promove a resolução de problemas e o controle emocional”, explica.
A atividade física é uma forma clara de autocuidado, pois melhora a cognição, estimula a sociabilidade e serve como escape da rotina exaustiva. É o momento em que, enquanto o corpo se movimenta, a mente encontra a necessária “pausa” e descanso.
Um exemplo de como o esporte impacta a saúde mental é o do corredor amador Ian Matos. “Conseguir ter ânimo e disposição para correr 5, 8 ou 10 km é inexplicável. O esporte foi a cura para a minha saúde mental”, conta. Antes de começar a praticar corrida de rua, Ian levava uma rotina exaustiva e era dependente do cigarro eletrônico. “O esporte é inspiração. Aceito que sou iniciante e que meu único concorrente é o meu eu do passado, aquele que só tinha hábitos ruins e preguiça”, completa. Com o novo hábito, percebeu uma melhora significativa na saúde e no bem-estar, encontrando uma nova motivação.
Os principais benefícios da prática esportiva são a redução do estresse, a liberação de dopamina e endorfina — hormônios ligados à motivação e ao bem-estar —, a melhora do sono e a prevenção da ansiedade e da depressão. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a atividade física essencial para a saúde mental, pois ajuda a prevenir e controlar condições como depressão e ansiedade.
O esporte, portanto, vai além do esforço físico e do suor. É uma verdadeira terapia: a cada novo desafio cumprido, a cada meta alcançada e a cada obstáculo superado, corpo e mente se fortalecem juntos, garantindo o equilíbrio essencial para uma vida saudável.
