O mercado publicitário, seus momentos de prosperidade e de crise são pautas do evento
Por Paloma Simina
Revisão: Edvânio Junior
Na última segunda-feira (21), a Unifacs encerrou o seu ciclo de aulões especiais para o ENADE da turma de Publicidade e Propaganda, com a palestra “Tchau Universidade, oi Mercado: Faz como?” tendo como mediadora a professora Renata Kalid e ministrado pelo professor Agnelo Rocha.
“Eu fiquei muito feliz e honrado ao receber o convite para participar do Aulão da Saudade, especialmente pela oportunidade de rever alunos e alunas com os quais convivi em sala de aula e tantos outros que apenas conhecia de forma virtual. Nada supera o “olho no olho”, o calor humano e a chance de poder abraçar cada pessoa”, diz Agnelo Rocha.
Rocha, formado em Comunicação Social e habilitado em Publicidade e Propaganda, iniciou a palestra trazendo três perguntas como forma de questionamento aos alunos ali presentes, ‘porque?’ ‘como?’ e o ‘que?’, para assim introduzir uma expectativa das formas de inserção no mercado de trabalho, ou seja, como pessoa física ou como pessoa jurídica.
O professor desafiou os futuros profissionais a administrar suas carreiras da mesma forma que se faz com a gestão de uma marca, com a definição de missão (propósito), visão e valores, mostrando a necessidade de sempre procurar entregar o seu melhor nas atividades profissionais, sem esquecer de planejar sua vida pessoal.
“O mercado publicitário passa por momentos de prosperidade e de crise, os quais se alternam. Daí a necessidade de ter alicerces que vão além de um emprego com carteira assinada”, afirma Rocha durante a palestra.
Em determinado momento o palestrante questiona aos alunos como eles observam o mercado de trabalho no formato PJ, que é o tipo de contratação que tem crescido no mercado de trabalho.
Ressaltou ainda que a maioria das empresas tem optado por esse tipo de contratação, devido a economia com despesas ao estabelecer esse tipo de contrato, mostrando que há benefícios para ambos os lados, como: organizar o próprio horário e trabalhar em lugares diferentes ao mesmo tempo.
Diante dessas informações, os alunos questionaram sobre como ficariam a aposentadoria, o comunicador informou que eles passariam a pagar por fora, já que como PJ eles passam o valor bruto.
Sobre a experiência do Enade, Leonardo Teive, aluno do oitavo semestre de publicidade e propaganda, conta que não perdeu um aulão e que viu essa oportunidade como uma forma de destaque para sua área. “Acredito que seja uma forma de mostrar o quanto minha área precisa ser mais destacada no mercado“, declara.
“Faz com que ainda me lembre do processo de entrevista no início da minha carreira, onde os entrevistadores falavam que boa parte do time veio da UNIFACS. Portanto, é um momento em que posso representar tantos outros comunicólogos (em especial, os publicitários) que ainda irão entrar no mercado e precisam saber que a nossa instituição tem valor de peso em um momento de entrevistas”, completa Teive.
Teive ainda ressaltou que a “Aula da saudade” foi um momento de relembrar inseguranças de início de curso e como foi se tornando pequenas até chegar aqui. Disse ainda, que sim, a universidade vai deixar saudades.
“Devido ao momento ‘Fique em casa!’ acabou que não vive a universidade da forma que imaginei. O contato remoto nos tirou muitas coisas que somente na prática seriam inesquecíveis. Mas, chegar até aqui mostra uma trajetória de vitória, superação e acima de tudo coragem em se jogar de cabeça e concluir aquilo que um dia era apenas um sonho de garoto.”, afirma Teive.
Agnelo Rocha ainda deixa uma mensagem final para todos os Enadistas. “O Enade é uma prova. E como o próprio conceito traduz, esse é o momento de provar, a si mesmo, o quanto se leva a sério suas escolhas, seus sonhos e projetos. Rever assuntos é importantíssimo, ouvir as dicas dos professores e manter o foco, sem estresse ou exageros, certamente fará toda a diferença”, finaliza.