Utilizar as ferramentas do empreendedorismo com o intuito de atingir e transformar a sociedade em que está inserido é o objetivo principal dos empreendedores sociais
Por Edson Junior e Larissa Maia
Revisão: Antônio Netto
Diferentes das ações de responsabilidade social promovidas por empresas, que pontualmente atuam em períodos específicos, ou de organizações não governamentais (ONGs), sem fins lucrativos, empreendedores sociais desenvolvem projetos de impacto e mudanças coletivas, acompanhando continuamente o processo de mudança na sociedade onde atuam.
O levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) identificou mais de 800 negócios de impacto social no Brasil, em 2017.
Mas a tendência é que cada vez mais surjam novos negócios sociais, como explica Martinho Nery, mentor de negócios e professor de empreendedorismo.
“As empresas e negócios precisam entender seu papel na sociedade, extremamente importantes na transformação do mundo, mas sem abandonar o viés do capitalismo, do lucro. É o que se tem chamado de capitalismo consciente, tendência extremamente contemporânea”, explica Nery.
O Brasil enfrenta muitos problemas sociais e ambientais, e propostas de pessoas engajadas e obstinadas a resolver tais problemas servem como um apoio diferenciado para a população.
Global Days of Service
Criado em 2006, o evento Global Days of Service começou na Walden University, nos Estados Unidos, como um único dia para professores e estudantes participarem de atividades em suas comunidades.
Em 2012, o dia de serviço cresceu para incluir toda a rede Laureate International Universities, a qual a Universidade Salvador (Unifacs) faz parte. Em 2016, o projeto foi ampliado para realizar ações durante todo o mês de Outubro.
Muito além de oferecer educação de qualidade, a Unifacs também realiza diversas ações sociais para a comunidade. Através dos projetos de extensão, professores, alunos e todo o corpo docente se engaja em ações que melhoram a realidade das comunidades em que a instituição está localizada.
Para conhecer algumas das ações realizadas pela Unifacs na edição do Global Days of Service 2020, clique aqui.
Empreendedores Sociais
Integrando o projeto do Global Days of Service, a equipe da AVERA foi conhecer os negócios de dois empreendedores sociais que atuam na capital baiana.
Conheça a história, o trabalho e as dicas da psicóloga Juliana Matos e do empreendedor Silas Cunha:
Quer outras dicas de empreendedorismo e informações sobre o Global Days of Service?
Visite o Instagram da AVERA e conheça nossos conteúdos exclusivos.