Empresário criou curso de impacto social que ensina novos empreendedores a desenvolver e gerenciar negócios inovadores para o mercado
Por Hanna Farias e Olga Vieira
Revisão: Antônio Netto
Silas Cunha é empreendedor há mais de 10 anos e, atualmente, é sócio das Startups ABITAT, Food Share e fundador do curso Startup Class. Começou sua jornada no empreendedorismo social, quando montou uma palestra chamada “Designer que Empreende”.
Oferecida de forma gratuita, a palestra tem o intuito de mostrar para turma de design, publicidade e propaganda e comunicação em geral, como estudar, se formar, mas também, ter uma visão mais empreendedora.
A história empreendedora
Apesar de ser formado em Design, Cunha sempre foi ligado a área de negócios. Seu primeiro empreendimento foi uma agência de comunicação, na qual ficou por quase sete anos fazendo serviços de gestão de redes e desenvolvimento de sites, chegando a atender clientes de grande porte como Shopping Paralela.
Após sair da agência, abriu uma empresa de moda masculina com um sócio, porém, no meio do caminho foi convidado para montar uma startup e assim ingressou nesse universo.
Mesmo já tendo experiência na área, a metodologia de startup era diferente da qual tinha conhecimento, “existem processos de desenvolvimento e regras cruciais para que o negócio aconteça”, ressalta Cunha.
Para ter acesso a mais informações sobre esse mercado, Cunha resolveu ler mais a respeito, viajou a eventos em São Paulo e acompanhou muitos empreendedores do segmento, aprendendo um pouco mais sobre os negócios das startups.
Silas explica que ao longo dos dois anos em que esteve estudando, pode perceber que falhas acontecem por falta de conhecimento da parte jurídica, da montagem do time, por problemas com a sociedade e metodologia de desenvolvimento de produtos.
“Muitas vezes as pessoas seguem a forma de empreender tradicional, só que a startup tem suas diferenças”, alerta o empreendedor.
“Conforme meu negócio ia crescendo, comecei a receber muitos empreendedores, cheguei a organizar alguns eventos como o Hackathon, participei como mentor da Startup Weekend. E com isso eu percebi que existiam dúvidas, falta de conhecimento de como funciona esse mercado”, completa.
Com isso em mente, Cunha passou alguns meses estudando para montar um passo-a-passo, uma metodologia de como montar um negócio e conta que entende as dificuldades que é “começar não sendo bem informado”.
“Eu sempre tive o compartilhamento de conteúdo como um propósito, pois para mim faltou quando comecei, e eu sei a dificuldade que é começar sem muita informação, você erra muito, leva mais tempo, então na minha concepção, se você tem um conhecimento e pode passar isso pra outras pessoas, vai dar certo”, conta Cunha.
Projeto Startup Class
Com essa visão de empreendimento, surgiu a ideia de montar um projeto social chamado de Startup Class, um curso para que as pessoas possam entender um pouco mais sobre startups, aprendam a aplicar padrões e processos de alto crescimento em qualquer modelo de negócio e, ainda, desenvolvam modelos de negócios sustentáveis.
Inicialmente foram projetados três encontros: o primeiro deles fala sobre inovação, nova economia, porque as novas empresas de tecnologia crescem tanto, como trabalham, como funcionam as equipes e o processo de desenvolvimento.
No segundo encontro, é retratado tudo sobre startups: validação de negócio, como desenvolver uma ideia, como montar um time, questões jurídicas, investimentos, persona, canvas, propostas de valores e todas as etapas que é preciso seguir para estar pronto para o mercado.
O último encontro trata do growth hacking, branding e marketing: ensinando as metodologias de crescimento em escala, de marketing e branding (marca), mostrando quais as melhores estratégias e como planejar.
“É basicamente um passo a passo, um guia. Tudo isso vem acompanhado de um material de apoio. Serão feitas lives, eventos gratuitos para reforçar conteúdos passados no curso e futuramente haverá mini cursos práticos sobre como lançar produtos, parte jurídica para startup, entre outras coisas”, explica Cunha.
Os encontros aconteceriam no início de 2020, porém em decorrência da pandemia tiveram algumas alterações, agora irão acontecer no final do ano. As informações podem ser encontradas no instagram @startupclassoficial, para além de dicas sobre empreendedorismo.
Empreendedorismo Social
Sendo empreendedor há muitos anos, Cunha acredita que o empreendedorismo social tem crescido, pois “cada vez a mais pessoas estão mais engajadas sobre o assunto e isso serve de inspiração para o próximo”.
O conselho para alguém que deseja ingressar em empreendedorismo social é, primeiro, a pessoa querer fazer a diferença na vida de outras pessoas. Mesmo que minimamente, se identificar com alguma causa e, a partir daí, com esse conhecimento você pode contribuir de alguma maneira para mudar a vida do próximo”, recomenda o empreendedor.