Notícias Avera
  • Home
  • Cidade
  • Cultura
  • Unifacs
    • Destaques da Facs
    • Curto-Circuito
    • Especial ABAPA
    • Jornada Social Media
  • Esportes
  • Saúde
  • Negócios
  • Expediente
  • Home
  • Covid-19
  • Empreendedores discutem desafios e oportunidades em cenário de pandemia

Empreendedores discutem desafios e oportunidades em cenário de pandemia

Da Redação
8 de junho de 20209 de junho de 2020 No Comments
Covid-19 Delivery Empreendedorismo VII SEI

Convidados da live destacam o sistema delivery e a presença digital nos setores de comércio e serviços frente ao isolamento social

Por Melissa Lima
Revisão: João Greco

Mediada pelo professor Marcelo Dultra, consultor empresarial e mentor no Centro de Empreendedorismo e Inovação (CEI) da Unifacs, a live tem como tema “Os desafios do delivery e e-commerce no mercado pós pandemia”.

A transmissão acontece na sexta-feira (05) e encerra uma série de atividades executadas durante a VII Semana de Empreendedorismo e Inovação da Unifacs.

A live conta com a presença do administrador Victor Kraus, cofundador da Ouvimos Você – startup que nasceu na Unifacs, e dos empresários Tiago de Sá, chef de cozinha na Confeitaria Thiago Sá, e Bráulio Barreto, fundador da Las Palomitas, marca de pipocas gourmet. Eles falam sobre o surgimento dos seus negócios e as dificuldades causadas pelo isolamento social.

Num cenário turbulento como o que se vive atualmente no Brasil e no mundo, empresários de pequeno e grande porte precisam se reinventar. Isso se reflete sobretudo no ramo alimentício, já que shoppings e restaurantes permanecem fechados em virtude do isolamento recomendado pelas autoridades de saúde.

Para Bráulio Barreto, o cenário da pandemia não foi tão prejudicial para a Las Palomitas. Com a inserção de seus produtos em sites e aplicativos de entrega como Rappi, iFood, James, Mercado Livre e Magazine Luiza, a empresa conseguiu se reinventar e ampliar as vendas.

Segundo o empresário, o período mais lucrativo aconteceu durante a Páscoa, quando as pipocas com gotas de chocolate belga foram reinseridas ao cardápio. Barreto conta que a ajuda de uma assessoria de imprensa, para distribuir o produto para influenciadores digitais, rendeu à empresa ainda mais vendas do que na Páscoa de 2019 – período em que esse sabor já havia sido um sucesso.

No entanto, as dificuldades são reais e a adaptação das vendas para a realidade do delivery pode ser complicada. Na Confeitaria Thiago Sá, por exemplo, foi necessário modificar o processo de finalização dos produtos. Antes, esse processo acontecia no dia anterior, mas agora precisa ser feito minutos antes dos pedidos serem enviados.

Além disso, segundo o chef, foi necessário diminuir o tamanho e preço dos bolos e fazer uma redução no número de funcionários.

“Foi muito duro e impactante ter que demitir os funcionários, porque nós fomos pegos muito de surpresa, mas é um cenário que tínhamos que tomar decisões em dois, três dias. Estou trabalhando muito mais do que antes, porque eu sou o confeiteiro, eu estou preparando tudo”, conta Sá.

Em um ponto, os três palestrantes são unanimes: em época de isolamento ou não, o investimento em marketing e a utilização da internet são pontos cruciais para fazer com que qualquer empresa cresça. Foi assim que, aos poucos, os seus negócios conquistaram espaço no mercado e atingiram o patamar esperado. 

Las Palomitas

Foto: Instagram @las.palomitas

A ideia de fundar a Las Palomitas surge quando Barreto participa do seminário Empretec, realizado pela Sebrae. Lá, ele fez sua primeira pesquisa de mercado e começou a dar os primeiros passos rumo a construção do negócio.

Como tinha economizado recursos no antigo emprego, o empresário decidiu focar na profissionalização de sua empresa ao investir em comunicação visual e serviço de marketing digital. Ele queria garantir uma comunicação global que pudesse atrair um público diversificado.

Num verdadeiro “trabalho de formiguinha”, o empresário começa as vendas indo de porta em porta, divulgando e oferecendo suas pipocas gourmet, e participando de feiras realizadas em Salvador.

No início, a Las Palomitas tinha pontos de vendas em Shoppings da cidade, mas esse modelo foi modificado e a distribuição passou a ser feita através de parcerias com empresas como Mundo Verde e Perini.

Atualmente, as pipocas são comercializadas nos sabores chocolate 50% cacau, caramelo mascavo e leite em pó. “O nosso objetivo é reinventar a pipoca, é ter uma pipoca que traga uma experiência gastronômica que a pessoa experimente e não remeta a nada parecido com o que ela faz em casa”, diz Barreto.

Confeitaria Thiago Sá

Foto: Instagram @confeitariathiagosa
Foto: Instagram @confeitariathiagosa

Situada na Pituba, a Confeitaria Thiago Sá surge, em 2019, a partir do desejo de fornecer uma experiência gastronômica diferente das que já existia em Salvador. Mas, mesmo depois de se formar em gastronomia pelo Senac e estudar fora do país, o confeiteiro não tinha pretensão de montar seu próprio negócio.

No entanto, após outros cursos e estágios fora do Brasil e da sua participação no programa “Que seja doce”, no canal GNT, Thiago Sá decidiu empreender. Sá abriu a sua própria confeitaria durante um processo que julga “difícil, mas gratificante”. O estabelecimento trabalha com doces franceses e preza por um serviço moderno e exclusivo.

Startup Ouvimos Você

“Quem nunca teve uma experiência ruim durante um atendimento?”, foi esse o questionamento utilizado por Victor Kraus para explicar o nascimento da Startup Ouvimos Você.

A ideia surge justamente por conta de uma das experiências vividas por ele e seu sócio num restaurante famoso em Salvador. Após passarem por isso, solicitaram papel e caneta para registrar a insatisfação, mas nunca obtiveram uma resposta.

Pensando nisso, a Ouvimos Você nasce com o objetivo de melhorar o vínculo das empresas com os clientes. Isso acontece através da análise de feedbacks e construção de estratégias para atender as solicitações e sugestões do público.

Foto: Instagram @ouvimosvc
Foto: Instagram @ouvimosvc

Em suas redes sociais, a Ouvimos Você dá dicas para empresas, como restaurantes, de como fidelizar clientes através do delivery, além de estratégias para que os consumidor escolham o seu estabelecimento.

No início, a Startup atendia apenas restaurantes, mas, com a expansão do negócio, o seguimento foi ampliado. Hoje, a Ouvimos Você já está presente em 24 estados do país, melhorando o contato entre as empresas e os consumidores.

“Essa é a nossa missão, fazer com que as empresas consigam tornar seus consumidores defensores da sua marca e obviamente fazer com que as pessoas sejam cada vez melhor atendidas”, declara Kraus.

Navegação de Post

Finanças: live aborda dicas de como se organizar em meio à pandemia
“Quem organiza sua casa também consegue organizar sua vida”, afirma especialista em organização

Related Articles

Live Unifacs UNIFACS

Programa de Pós-Graduação em Administração da Unifacs prestigia a Comunicação Organizacional

Comunicação Curto Circuito UNIFACS Unifacs Lives

VEM AÍ! Evento Curto Circuito recebe alunos de comunicação no início do semestre 22.1

Grupos de dança Pandemia Periferia Salvador Terceira Idade

Refúgio: dança do ventre ajuda idosas da periferia de Salvador durante pandemia de Covid-19

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas

  • Confira os destaques culturais da semana em Salvador
  • Velocidade, emoção e inclusão: As mulheres na Fórmula 1
  • Liverpool e o “Scouse” – O orgulho e a Identidade de um povo.
  • Tecnologia/Opinião: “Você não foi selecionado”: como a inteligência artificial está moldando — e excluindo — trabalhadores no Brasil
  • Educação: Quando a esperança se faz presente
  • “O amanhã é hoje”: Encerramento da Semana de Arquitetura e Urbanismo & Design abordou as emergências climáticas e o futuro das cidades
  • Último dia do Curto Circuito conta com a produção audiovisual baiana 
  • Casa Rosa:  Refúgio Cultural no Coração de Salvador

ARQUIVO

  • maio 2025
  • abril 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • fevereiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • dezembro 2018
© 2022 - AVERA - Agência de Notícias Experimental da UNIFACS - Universidade Salvador (Bahia) | Todos os direitos reservados. | Theme: OMag by LilyTurf Themes