Organizadores veem o potencial da capital baiana como referência em grandes eventos tecnológicos do agronegócio; As inscrições para são gratuitas
Por Ana Aparecida
Revisão: Matheus Bonfim
Salvador sediará pela primeira vez a Feira e-Agro, que acontecerá do dia 3 ao dia 5 de novembro, no Centro de Convenções da cidade, com o horário de funcionamento das 13h às 22h.
O evento é descrito como uma Feira de inovação, tecnologia agropecuária e geração de negócios, e promete reunir os maiores especialistas do Brasil. A convenção tem como público-alvo produtores rurais, empresários, empreendedores, estudantes de Ciências Agrárias, pesquisadores e outros profissionais que atuem no setor.
Após uma edição em formato online, em 2020, devido à pandemia da Covid-19, e outra edição presencialmente, em 2021, na cidade de Teixeira de Freitas, a cidade escolhida para sediar a Feira foi Salvador.
Os organizadores, no próprio site do evento, justificam a escolha com o argumento de que a capital tem potencial de se tornar referência em grandes eventos tecnológicos sobre agronegócio.
Mari Anna Batista, agricultora de Inhambupe do ramo de Citricultura e uma das palestrantes do evento, concorda com a importância da e-Agro ser realizada na capital do estado.
“Um evento desses atinge diversos públicos que às vezes não têm oportunidade de estar viajando, já que a produção rural se dá bem distante dos centros urbanos, e quando temos um evento desses dentro de um centro urbano, dentro de uma capital, ele é capaz de atingir pessoas que não teriam oportunidade de conhecer o processo produtivo”, afirma Batista.
A agricultora irá ministrar uma palestra sobre “oportunidades na cadeia produtiva dos citros” e pretende reforçar o potencial nordestino na produção de frutas cítricas.
“Já existem bons trabalhos e a gente tem uma janela enorme para se alcançar em produtividade, com técnica, profissionalismo e adoção de tecnologia. A Citricultura do Nordeste, é muito bonita, grande e pretende crescer como em nenhum lugar do mundo, pois a gente tem aqui vantagens que não são vistas em nenhum outro local”, diz Batista.
A e-Agro contará com espaços interativos voltados para os diversos públicos do nicho do Agronegócio, como o espaço “Experiência Sebrae”, que atuará com empreendedores e empresários que atuam ou desejam atuar no meio agrícola, e o espaço “Agro Gourmet” que proporcionará a degustação de produtos como café, vinho e chocolate.
O evento terá a participação de 30 palestrantes que irão discutir diversas temáticas divididos em três salas: o auditório, a sala plantio e a sala colheita.
Entre eles, a Chef Mariana Gontijo, reconhecida pela valorização da cozinha regional, com foco na culinária mineira. A frente de uma palestra com o tema “do campo à mesa”, Gontijo reforça a importância da cultura e sustentabilidade na gastronomia.
“É possível, é economicamente viável, e se a gente quiser pensar em um planeta com sustentabilidade alimentar, com soberania alimentar para o nosso país e com segurança alimentar, a cozinha do campo à mesa é o melhor caminho”, comenta Gontijo.
A Chef ainda cita similaridades entre a culinária mineira e a baiana.
“Quando a gente vai pensar em como essa cozinha se origina, nos fluxos migratórios, nas trocas culturais, a gente tem uma base muito parecida com a da cozinha baiana, que é um conhecimento absurdo dos ingredientes dos povos originários e a influência decisiva do povo negro na construção dessa identidade”, compara Gontijo.
Além disso, a e-Agro conta com a presença de 40 expositores de diversas máquinas, equipamentos e serviços voltados para o agropecuário. As inscrições são gratuitas e são feitas através do site do evento, que oferece capacitação para empresários, produtores rurais e artesãos.