Os animais têm capacidade de perceber as emoções humanas, numa combinação de olfato e sinais emocionais e comportamentais | Foto: Arquivo Pessoal/Gabriela Peixoto
Descubra como a presença dos pets pode transformar sua saúde mental e fortalecer laços afetivos em tempos desafiadores
Por Gabriela Peixoto
Revisão Ana Carolina Araújo
O uso de animais como suporte emocional ganhou destaque global após início da pandemia em 2020, momento em que muitas pessoas enfrentaram solidão e instabilidade emocional. De acordo com o PetPoint, sistema que coleta dados sobre a adoção de pets, entre março e setembro de 2020, o número de animais adotados nos Estados Unidos aumentou em 8%.
Essa crescente busca por animais de estimação durante e após a pandemia de Covid-19 trouxe à tona os muitos benefícios que esses seres podem oferecer. Você já parou para refletir sobre as vantagens que um bichinho pode trazer para a sua vida? Uma pesquisa feita pela revista Scientific American revelou que o ronronar de um gato, que varia entre 20 e 140 Hz, tem um efeito calmante nas pessoas.
Além disso, a presença de um animal, seja um gato, cachorro ou qualquer outro, pode reduzir o estresse e a ansiedade, atenuando a sensação de solidão. O convívio com um pet também ajuda a estabelecer uma rotina, liberando endorfinas no corpo, substâncias que promovem bem-estar e tranquilidade.
Anna Vitória Lima, de 20 anos, compartilha sua experiência ao adotar sua gata. Inicialmente, ela buscava apenas companhia, mas a relação se tornou muito mais significativa: “She-Ra, minha gatinha, é o maior amor da minha vida. Ela me faz sentir menos sozinha e me consola quando estou mal, simplesmente ficando perto de mim”. A tutora revelou, ainda, uma melhora no sono.
“Até minhas noites de sono melhoraram com ela, pois, às vezes, tenho medo de dormir sozinha, e ela sobe na cama e fica comigo. Procuro retribuir todo o carinho dela com muito amor e atenção”, afirma. Os animais têm uma capacidade impressionante de perceber as emoções humanas, numa combinação de olfato e sinais emocionais e comportamentais, muitas vezes imperceptíveis para nós.
Quando detectam tristeza, muitos pets tentam consolar seus donos, aproximando-se, deitando a cabeça em seu colo ou até tentando enxugar suas lágrimas. A conexão com um animal pode, de fato, ser um fator transformador em momentos difíceis, oferecendo não apenas companhia, mas um verdadeiro apoio emocional.