Para celebrar a data, descobrimos a origem dessa celebração e conhecemos a história e curiosidades da biblioteca da Universidade Salvador
Por Gabriela Domingos
Revisão: Silvana Pinho
No último dia 29 comemorou-se o Dia Nacional do Livro. A data surgiu a partir da fundação da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, em 1810, sendo considerada a primeira do país.
A Fundação Biblioteca Nacional, nome institucional, é patrimônio bibliográfico e documental do Brasil, considerada uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo e a maior da América Latina.
A homenagem, que já tem 212 anos, conta com iniciativas das escolas e faculdades públicas e particulares do país. O objetivo da comemoração é incentivar a leitura de livros, gerar conhecimento, reflexão e lazer.
Ao longo dos três séculos que sucederam a criação da Biblioteca Nacional, inúmeros acervos foram criados pelo país, como é o caso da Biblioteca Institucional da Universidade Salvador (Unifacs).
A Biblioteca da Unifacs foi inaugurada em 1972, há 50 anos, junto com a criação da Universidade no bairro da Federação, em Salvador, para atender o curso de Administração. Nos dias atuais, o composto de Bibliotecas da instituição é formado por uma biblioteca central e quatro bibliotecas setoriais, com mais de 180 mil livros.
A biblioteca setorial do Campus Tancredo Neves (CTN) disponibiliza 42.329 livros impressos em seu ambiente e, além dos livros físicos, é possível encontrar mais de 28 mil livros digitais nas plataformas virtuais, como Minha Biblioteca, Pearson, Senac e outros.
Ana Claudia Costa é auxiliar de biblioteca da Unifacs há 22 anos e relata que ”antes da pandemia o registro em média era de mais de 2.500 empréstimos por mês e, por ano, mais de 30 mil empréstimos são realizados”. Em 2022, são emprestados em média mil livros por mês na Biblioteca do CTN.
Segundo os dados da biblioteca, os temas mais procurados são Direito, Administração e Arquitetura, sendo o curso de Direito que retira mais livros na biblioteca.
Costa pontua que novas aquisições podem ocorrer durante todo o ano “de acordo com as indicações contidas no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), as demandas do Núcleo Docente Estruturante (NDE), dos cursos e a política de desenvolvimento de acervo”.
Com o intuito de incentivar os alunos a pesquisarem acerca dos temas discutidos em aula, Vanessa Brasil, professora universitária, sempre indica livros que tenham na biblioteca dentro do material bibliográfico proposto em cada uma de suas aulas.
“As bibliotecárias podem ajudar nas pesquisas, então o pessoal não fica perdendo horas na internet procurando uma coisa quando se tem assessoria das funcionárias. Além disso, a Unifacs tem um grande acervo de livros online e é de uma importância muito grande a pesquisa na construção do aprendizado do aluno”, relata Brasil.
A biblioteca é de grande importância para os alunos e os que utilizam reconhecem isso, como relata a aluna do curso de Jornalismo, Isis Madureira:
“Para mim, a biblioteca universitária é de grande ajuda. Ela é muito útil quando eu quero expandir meus conhecimentos e pesquisar mais sobre um assunto específico”.
Espaço de convivência dentro da biblioteca. Em comemoração ao Dia do Livro, a biblioteca do Campus Tancredo Neves estará realizando o Pegue, Leve e Leia, em que serão disponibilizados alguns livros usados, em boas condições, incentivando o hábito da leitura.