Doença que está presente na rotina de 20 milhões de brasileiros tem data para afirmar a importância do seu controle
Por Marcos Nascimento
Revisão: Ismael Encarnação
No dia 21 de junho celebra-se o Dia Nacional de Controle da Asma. De acordo com Ministério da Saúde, “a data visa homenagear as pessoas que sofrem com a doença e conscientizar a população a respeito dos seus sintomas e modos de prevenção”.
A asma é uma doença comum, causada pela inflamação nas vias aéreas, que prejudica os tubos que levam o ar para dentro dos pulmões, os brônquios.
Os sintomas da doença podem ser falta de ar, dificuldades para respirar, aperto ou chiado no peito e tosse.
Ainda de acordo com informações do Ministério da Saúde, a asma não tem uma causa exata, se sabe apenas que pode ser por fatores genéticos ou, ainda, ser influenciada por fatores ambientais.
Os portadores
A estudante de estética Catharine Silva conta que seu maior sintoma da asma é a falta de ar durante as crises. Silva conta também que chegou a ficar quatro dias internada por conta da comorbidade.
“Faço uso de uma bombinha que contém corticoide inalatório na composição, na tentativa de controlar a asma, mas, em alguns casos, somente a nebulização funciona”, relata a estudante.
No Brasil, a doença acomete cerca 20 milhões de pessoas. Segundo o Datasus, que é o banco de dados do Sistema Único de Saúde, ocorrem 350 mil internações anuais causadas pela asma.
Lisia Urtubeny, estudante de direito, descobriu a asma quando tinha 4 anos de idade, por conta de uma crise. Urtubeny considera uma doença muito grave, pois se não cuidada, pode levar à óbito.
Urtubeny também informa ter tido crises como essa ao menos cinco vezes. Para controlar e preveni-las, utiliza um medicamento chamado Aerolin.
Segundo o artigo da alergoimunologista Raquel Pitchon, publicado na Revista Médica de Minas Gerais, 250 mil mortes acontecem todos os anos causadas pela asma.
Visite o Instagram da AVERA e conheça nossos conteúdos exclusivos.
Produção e coordenação de pautas: Márcio Walter Machado