Neste dia, 13 de maio – 136 anos atrás, foi assinada a abolição da escravatura pela princesa Isabel
Por Catarina Gramosa
Revisão por Louise Victória
O Dia Nacional de Combate e Denúncia contra o Racismo, comemorado no dia 13 de maio no Brasil, é um evento significativo para pensar sobre a história do país, assim como a repercussão do legado escravocrata 136 anos depois da abolição.
A assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, simbolizou o fim formal da escravidão no Brasil, atribuindo liberdade aos escravizados. No entanto, é preciso entender que a abolição não resolveu os problemas raciais e sociais do país.
Embora houvesse um avanço legislativo a posição em que foram deixados os libertos da escravidão era precária, e desfavorável. Esta desigualdade social e econômica que foi imposta à população negra permaneceu e ainda persiste até o presente momento.
Ao longo dos anos, o racismo estrutural continuou se manifestando de diversas formas, englobando a discriminação organizacional, violência policial, a dificuldade de acesso ao espaço educacional e trabalhista, entre outros desafios.
A ressignificação do dia 13 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Racismo representa um lembrete da batalha contínua contra o racismo em todas as suas formas, bem como um símbolo de perseverança, da força de vontade na luta por uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária.
Para que isso seja possível, não basta apenas enfrentar o racismo de forma individual, mas também aprender a identificar a prática do preconceito sistemático, o qual permite a propagação da desigualdade racial.
Além disso, a data serve como uma oportunidade de prestigiar as influentes contribuições da cultura afro-brasileira para a identidade nacional, assim como promover o respeito pela diversidade étnica e cultural do Brasil.
Acima de tudo, esta é uma ocasião em que devemos celebrar a força e a longa batalha do povo negro ao longo da história para se libertar da opressão; devemos, mais uma vez, renovar nosso compromisso com a construção de um futuro mais justo e equitativo para todos os brasileiros.