O aumento de encomendas na pandemia e a rotina árdua de trabalho são alguns pontos destacados
Por Clara Oliveira
Revisão: Frederico Sólon
Comemorado mundialmente no dia 09 de outubro, o dia dos Correios exalta o papel despenhado por profissionais que são responsáveis pela entrega de correspondências e encomendas nos vários cantos do Brasil.
Segundo o balanço da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos feito em 2019, a instituição possui 89 mil funcionários que enfrentam uma realidade de trabalho marcada por uma série de desafios e dificuldades.
José Carlos Lino, funcionário dos Correios até a primeira década de 2000 e hoje aposentado, relembra que no seu período de trabalho a rotina como carteiro começava cedo, por volta das seis horas da manhã.
“Tinha o caminhão para descarregar os malotes, depois separava, conferia todos e depois de relacionados eu ia para rua entregar os malotes nas empresas”, conta Lino.
Uma das principais dificuldades relatadas por Lino é em relação ao peso do malote. Segundo o carteiro, na maioria das vezes o peso que estava registrado no material não correspondia a realidade.
“O trabalho era braçal, era muito peso. Tinha malote que vinha relacionado como se tivesse vinte quilos, mas quando a gente colocava na balança ele chegava a ter cinquenta”, conta o ex-funcionário.
O avanço tecnológico ajudou a amenizar esse problema, porém adversidades como o trânsito agitado e as condições climáticas nem sempre favoráveis trouxeram novos desafios.
Para o motoboy Edmilson Ribeiro, o grande desafio na sua rotina de trabalho nos Correios é manter a calma na relação com o público e aprender a lidar com situações de grande estresse.
Pandemia
As agências dos Correios seguiram em funcionamento durante o período de isolamento social em função da Covid- 19, atuando com um contingente menor de funcionários e adotando medidas sanitárias de prevenção para resguardar seus funcionários e o público.
O fechamento das lojas físicas do comercio de rua e dos shoppings gerou uma procura maior pelo comercio online, que se tornou a única alternativa para a compra de novos produtos. Esse aumento de demanda por parte dos consumidores afetou a rotina dos trabalhadores dos Correios.
Marcelo Cerqueira, motoboy terceirizado dos Correios, analisa que esse período trouxe um impacto negativo para a sua rotina de trabalho.
“O fluxo de entregas aumentou e as dificuldades para entregar os produtos também”, declara Cerqueira.
A atendente Gislaine Ramos funcionaria de uma agência dos Correios em Salvador, diferente do seu colega, considera que a experiência de trabalho no período da pandemia foi positiva e lhe rendeu bons rendimentos financeiros.
“O fluxo de postagens foi maior, então, a remuneração aumenta,’’ conta a atendente.