Muito além da mídia tradicional, como TV e rádio, profissionais de mídia têm apostado na internet para produzir conteúdo e conquistar audiência
Repórter Adrielly Lima
Por: Julya Ferreira
No dia 21 de junho, foi celebrado o Dia do Profissional de Mídia, ou seja, pessoas responsáveis por produzir e lidar com a mídia nos veículos de comunicação. Esses profissionais atuam em diferentes meios, seja na TV, rádio, agências de comunicação e internet.
A publicitária e proprietária do perfil Intensa no instagram, Stefania Dominique, supôs que com a pandemia do Covid-19 perderia todos os seus clientes, já que os contratos foram sendo cancelados, como uma medida preventiva dos clientes para diminuir os custos.
‘’Precisei me reinventar, e foi assim que comecei a oferecer cursos, consultoria e infoprodutos para suprir a questão dos clientes que não estavam presentes’’, pontua Dominique.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018, o brasileiro passou a consumir mais internet crescendo de 80,2%, em 2018, para 81,2%, em 2019, o que representou um aumento de 3,6%.
‘’Ficou muito nítido nesse período no que as pessoas passaram a dar valor. Antes elas percebiam a importância, mas não tomavam atitude e agora as pessoas que não estavam na internet começaram a me procurar querendo que eu as ajudasse’’, afirma a publicitária.
Já para a criadora de conteúdo digital Camila Cruz, o maior desafio foi lançar seu projeto, que está em prática há um ano, e que consiste em falar sobre relacionamentos, autoestima e o despertar do amor-próprio.
‘’Comecei trabalhando em agência e até então nunca tinha pensado em criar algo meu, trabalhava em cima de criação para os clientes. Depois de passar por muita coisa resolvi que poderia ajudar outras pessoas’’, afirma a criadora de conteúdo.
Cruz conta que desde 2018 tem desejo de ter algo pessoal, mesmo com todos os cursos realizados para entreter o público, ela não tinha coragem, mas que adquiriu durante a pandemia e se sente realizada.
‘’Quando eu coloquei de fato o canal no ar, eu vi que estava fazendo a coisa certa. Pessoas me procuram por terem se identificado com meu conteúdo me fazendo ter a certeza de que escolhi a coisa certa, apesar de todos os desafios’’, relata Camila.
Visite o Instagram da AVERA e conheça nossos conteúdos exclusivos.
Produção e coordenação de pautas: Márcio Walter Machado