Criar o hábito de ir ao oftalmologista permite que o diagnóstico de doenças oculares seja feito ainda na fase inicial
Por Pedro Mendonça
Revisão: Sued Mattos
No dia 7 de maio, é comemorado em todo o Brasil o dia do oftalmologista. A data é uma homenagem ao profissional responsável pelo estudo, cuidado e prevenção de doenças ligadas ao sistema ocular.
Essa data foi escolhida em homenagem à criação da Sociedade de Oftalmologia de São Paulo, que ocorreu em 7 de maio de 1930. Em 1968, a comemoração foi oficializada no estado de São Paulo pelo então deputado e médico oftalmologista Antônio Salim Curiati.
Liliane Pazelli, que é médica oftalmologista há 28 anos, especialista em cirurgia refrativa, que faz parte do corpo clínico do Grupo Opty e atende nas unidades Dayhorc, Hospital da Bahia e Tropical Center, explica que através dos olhos, outras doenças podem ser detectadas.
“Os olhos são a janela da alma. Essa frase faz todo o sentido quando pensamos em saúde. Todas as pesquisas mais recentes da neurociência demonstram isso. O olho é um prolongamento do cérebro e as células nervosas retinianas são um exemplo disso. Hoje sabemos que em um exame não invasivo, mapeando a retina, podemos observar sinais iniciais de Alzheimer, por exemplo”, afirma Pazelli.
Ana Cláudia Mendonça Fraife, que é médica oftalmologista há 28 anos, especialista em Glaucoma pela Universidade de São Paulo (USP), fala sobre a frequência com que as pessoas devem consultar um oftalmologista.
“A consulta de rotina deve ser anual, em casos de patologias mais graves ou agudas, esse intervalo pode diminuir”, aconselha Fraife
O Profissional
Para Ana Cláudia, a atuação dos oftalmologistas é de muita importância na área da saúde.
“Existe a oftalmologia preventiva, diagnóstica e terapêutica. Pacientes com história de cegueira na família por exemplo, podem ser detectados precocemente alguma patologia, evitando o mesmo desfecho”, ressalta a médica.
Cristian Santa Cruz, médico oftalmologista especialista em cirurgia de pterígio, catarata e transplante de córnea, relata sobre a importância de procurar um profissional para diagnosticar doenças em fase inicial.
“Os profissionais de oftalmologia têm a finalidade de diagnosticar e prevenir doenças oculares. O diagnóstico precoce com o tratamento adequado pode controlar ou mesmo tratar definitivamente uma doença. Muitas vezes reabilitando o paciente que se encontrava isolado ou limitado, reintroduzindo-o ao convívio social”, explica Santa Cruz.
Sobre a escolha da profissão, Ana Cláudia diz que é uma excelente área, pois como a população está envelhecendo, o número de casos de pacientes com catarata, presbiopia e glaucoma está crescendo.
“Precisaremos de mais oftalmologistas para cuidar da saúde ocular dessa população. O prazer de ver um paciente com sua visão restabelecida não tem preço”, conclui Fraife.