
Torcida e atletas da Comfacs Reprodução: Instagram/Futcomfacs
Uma caminhada construída com união e identidade na maior competição universitária da Unifacs
Por Anna Gherardi
Revisão por Alana Bitencourt
Desde sua fundação, a COMfacs carrega em sua essência a potência da comunicação. Fruto da iniciativa de estudantes, a atlética de comunicação da Universidade Salvador se tornou referência no cenário universitário nordestino, marcando presença dentro e fora das quadras. Na CopaFacs, essa história se entrelaça com conquistas e uma torcida que aprendeu, desde cedo, a transformar voz em vibração.
Em abril de 2017, o curso de Publicidade e Propaganda da Unifacs dava os primeiros passos no universo esportivo universitário com a criação da Trombadores. O projeto foi o ponto de partida para um movimento que cresceu rapidamente. Poucos meses depois, em outubro do mesmo ano, os cursos de Relações Públicas, Jornalismo e Comunicação e Marketing se uniram à iniciativa. Essa soma deu origem à AtletiCOM.

Integrantes da Atlética Trombadores Reprodução: Acervo da Atlética de Comunicação
Mais do que uma equipe, a AtletiCOM nasceu com identidade. É nessa identidade que está Bell, o mascote camaleão que traduz visualmente o espírito da atlética: adaptação, resistência e criatividade. O nome, inspirado no artista Bell Marques e na energia contagiante do Bloco Camaleão, representa o elo entre a comunicação e a cultura baiana. Como relembra Ruancarlo Silva, um dos fundadores da atlética: “Como a Atleticom nasceu com o objetivo de representar a Escola de Comunicação como um todo, julgaram que o Camaleão seria o melhor mascote para representar os cursos por conta da capacidade dele de se adaptar ao ambiente e toda a questão envolvendo a versatilidade do animal. E o nome acho que dispensa explicações. O mascote é um Camaleão e estamos na Bahia, então não tinha como ser qualquer outro nome. Foi automaticamente Bell.”

Bandeirão com a logotipo da Atlética Reprodução: Instagram/@atleticacomfacs
A primeira participação da COMfacs na CopaFacs aconteceu em 2018 e mesmo sendo a estreia, a atlética conquistou o Troféu de Atlética Destaque e foram consagrados como a Melhor Torcida do Campeonato, pela força expressiva nas arquibancadas e também dentro e fora das quadras. Foi o primeiro reconhecimento oficial de uma presença que, desde então, só cresceu em expressão e força.

Integrantes da Atlética de Comunicação em 2018 Reprodução: Acervo da Atlética de Comunicação
Ao longo dos anos, a trajetória na CopaFacs é reflexo direto do compromisso dos atletas, diretores e torcedores com o desempenho esportivo e com a vivência coletiva. De acordo com Maria Eduarda Aguiar, atual presidente da COMfacs, esse ano a atlética teve uma adesão mais expressiva de calouros, principalmente nos times femininos e nas modalidades individuais. “O alunado que vai competir a copa está mais integrado entre si!”, afirmou.
Entre os destaques da atlética, vale destacar o 3º lugar no Cheerleading em 2022, uma conquista marcante logo na estreia da equipe na modalidade, que demonstrou excelência, dedicação e um forte espírito de equipe ao garantir presença no pódio. Desde 2023, a atlética vem consolidando sua força nas competições. Neste mesmo ano, alcançou sua melhor colocação até então na Copa Facs: 4º lugar geral, além de conquistar medalhas de prata na Natação, com Caíque Souza, e no Tênis de Mesa Masculino, com Rodrigo Fernandes. Em 2024, o desempenho se manteve em alto nível, repetindo o 4º lugar geral e somando mais duas medalhas de prata, uma na Natação, com Gabrielle Sá, e outra no Xadrez, com a equipe formada por Matheus Nogueira, Enzo Midlej e João Barreto.
Mais do que medalhas, a Comfacs representa a formação de laços, o fortalecimento de identidades e a construção de memórias que vão além da graduação. Em cada edição da CopaFacs, a Comfacs reforça que o jogo não acontece só nas quadras. Ele se estende para as arquibancadas, para os bastidores e, principalmente, para a história que todos os anos é escrita a muitas mãos.