A temporada da NBA é uma montanha-russa de emoções e, ao final de cada temporada, é chegado o momento de honrar aqueles que se destacaram
Por Ronald Guedes
Revisão: Luís Guimarães
A temporada regular da chegou ao fim no dia 14 de abril, dando sequência para os jogos do “Play-in” e os jogos da pós-temporada entretanto as premiações só veio a ser concluída na última quarta-feira (08), com o anúncio de MVP para o sérvio Nikola Jokic do Denver Nuggets, Jokic se consagrou 3x MVP em um período de quatro anos.
Most Valuable Player (MVP)
“NBA Most Valuable Player” ou na sua tradução literal “Jogador mais Valioso” da temporada regular ficou para o destaque do time de Denver, Nikola Jokic, que teve médias de 26.4 Pontos, 12.4 rebotes e 9.0 assistências na temporada regular. o time de Jokic ainda se encontra na briga pelo seu segundo anel de campeão da história. O Denver Nuggets entra em quadra nesta sexta-feira (10) contra o Minnesota Timberwolves pelas semifinais do Oeste. Minnesota lidera a série por 2-0.
NBA Most Improved Player (MIP)
“NBA Most Improved Player Award”, ou “prêmio para o jogador que mais evoluiu na NBA” é o prêmio entregue ao jogador que tenha a maior evolução em suas atuações em relação a sua temporada anterior.
Tyrese Maxey obteve médias médias de 25,9 pontos, 6,2 assistências e 3,7 rebotes, liderou o time do 76ers na ausência de Joel Embiid e teve seu esforço recompensado com a premiação e sua primeira convocação para o All-Star Game. os 76ers acabou caindo no primeiro round dos Playoffs para o New York Knicks, por 4-2.
NBA Rookie of the Year
Em uma disputa com outras duas grandes promessas da NBA, O francês de 2,24 confirmou as expectativas e superou Chet Holmgren e Brandon Miller na disputa de calouro do ano e venceu o prêmio, Victor Wembanyama teve médias de 21,4 pontos, 10,6 rebotes, 3,9 assistências, 1,2 roubos de bola e 3,6 tocos por jogo, atuando em 71 partidas pelo San Antonio Spurs. Apesar da temporada abaixo da franquia do Texas, a temporada individual do pivô nos deu um gostinho do que pode vir pela frente em seu futuro na NBA.
Jogador Mais “Clutch”
Stephen Curry foi nomeado o “Jogador Mais Clutch” da temporada, uma premiação criada no ano anterior para reconhecer os atletas que se destacaram nos momentos decisivos, oficialmente definidos como os últimos cinco minutos do último quarto, quando a diferença no placar é de cinco pontos ou menos. Curry registrou impressionantes 189 pontos durante esses momentos cruciais, estabelecendo um novo recorde na NBA.
Técnico do ano
Mark Daigneault foi agraciado com o título de “Treinador do Ano”. Sob sua liderança, o Oklahoma City Thunder alcançou um registro de 57 vitórias e 25 derrotas durante a temporada regular, garantindo o primeiro lugar na Conferência Oeste. Essa performance representa um aumento de 17 vitórias em comparação com a temporada anterior, e marca o retorno da equipe aos playoffs após uma ausência de quatro anos.
Prêmio de Sexto-Homem
O NBA Sixth Man of the Year Award ( Prêmio do Sexto Homem do Ano da NBA) é um prêmio anual concedido pela NBA para o melhor jogador substituto.O vencedor da vez foi Naz Reid, que foi agraciado com o título de “Melhor Sexto Jogador”. Ele tornou-se o primeiro jogador do Minnesota Timberwolves a receber essa honraria, contribuindo significativamente para o segundo melhor desempenho da equipe na história.
Defensor do ano
Pela quarta vez, a NBA reconheceu o pivô francês Rudy Gobert, do Minnesota Timberwolves, como o melhor defensor do ano. Ele recebeu o troféu “Hakeem Olajuwon”, correspondente à temporada 23-24, em um anúncio feito na terça-feira (07). Além desta, Gobert também conquistou a premiação nas temporadas 20-21, 18-19 e 17-18. Gobert teve média de 14,0 pontos, 12,9 rebotes e 2,13 bloqueios por jogo.
Foto da capa: Nikola Jokic. Foto: Divulgação/Denver Nuggets