
Imagem: Pixbay
No Dia do Orgulho Nerd, conheça como a cultura geek é manifestada por Salvador
Por Maria Fernanda Caribé
Revisão Marcelly Ferreira
Torcedores de futebol vão para os estádios gritar seu entusiasmo. Fãs de cantores e bandas, lotam casas de shows e também estádios cantando suas músicas prediletas. Mas e aqueles que suas paixões são os animes, videogames, séries de televisão, quadrinhos ou sagas literárias e cinematográficas?
No dia 25 de maio, é celebrado o Dia do Orgulho Nerd, ou também chamado, Dia da Toalha. Data que surgiu em homenagem ao falecido Douglas Adams, autor do ‘Guia do Mochileiro das Galáxias’, saga de livros que teve aclamação do seu público com tom humorístico e ficção científica. Nas obras, o escritor denomina a toalha como algo essencial para qualquer mochileiro espacial.
Igualmente, no dia 25 de maio de 1977 foi lançado o filme “Star Wars Episódio IV – Uma nova esperança”, primeiro longa que assim, se consagrou como uma das sagas mais populares dos cinemas, principalmente na comunidade nerd.
Em uma cidade com uma enorme diversidade cultural, a cultura geek ainda é perceptível em Salvador. O encontro de tribos e comunidades de acordo com seus interesses e paixões geram eventos pela cidade celebrando essa cultura por diferentes pilares.
Eventos de Cosplay
Um dos elementos mais populares dessa cultura são os cosplays, que podem ser entendido como a atividade de se vestir como determinado personagem de forma correta, através da produção do figurino até a performance de entrar no personagem, se tornando uma forma de expressão cultural e artística.
Carlos e Elisa, fãs de filmes, séries e animes, como, Dragon Ball, personagens como o Doutor Estranho e Senhor das Estrelas, são cosplayers e responsáveis pela Cosnection, empresa fundada com o objetivo de promover cosplayers, apresentando essa arte e o mundo geek para um público mais amplo.

Evento da Cosnection / Imagem de Divulgação
“A maioria dos nossos eventos são em shoppings, porque o nosso foco não é apenas no público [geek]. O lema da empresa é ‘Cosnectando você ao mundo geek.’ A gente leva essa identidade, essa visão para aquela galera que não entende.” comenta Carlos, fundador da Cosnection.
Numa entrevista para o AVERA, o casal conta sobre a criação da empresa, suas origens no mundo cosplay, e como acompanham o crescimento e evolução de pessoas do seu público. A Cosnection também teve começo com o objetivo de dar suporte aos cosplayers, os idealizadores dos eventos entenderem as dificuldades e o esforço que essa arte possui, sem tirar a diversão disso tudo.
“A gente tá levando algo novo para eles, algo que seja simbólico. Eles vão fazer parte de um evento que é comemoração de 10 anos. Então, para ampliar esse cenário eu estou sempre trazendo coisas novas, brincadeiras, campeonatos, premiações novas, é parceria com empresas para que a gente valoriza cada vez mais.” afirma Carlos sobre seus eventos no cenário geek soteropolitano.
O casal ainda informa que nos próximos eventos começarão a trazer oficinas onde pessoas com experiências na área de cosplay possam passar essa experiência para os novos que tão chegando agora.
“Eu me encontrei nesse ramo, porque é muito prazeroso fazer a produção de evento. E não é qualquer evento, é um mundo completamente diferente.” declara Elisa Cruz, cosplayer e diretora de comunicação da Cosnection.
A cosplayer, Gabriela Araújo, declara que começou na arte do cosplay por sua paixão por animes e enxergou naquilo uma forma de expressão. Logo, acabou criando vínculos e amizades em eventos que agora são praticamente família: “As gerações de nerds se renovam, assim como a de cosplayers! Os eventos ajudam a manter a cultura viva e a manter esse contato mais próximo entre todos os nerds.”
Fã Clubes
Outra forma de manifestação dessa comunidade é através dos fã-clubes. Grupo de fãs que se reúnem por terem interesses em comum, pode ser devido a um artista, um jogo ou saga de filmes.

Conselho Jedi Bahia na reexibição do filme Star Wars Episódio III / Acervo Pessoal
O Conselho Jedi Bahia é um grupo de fãs da saga de Star Wars na Bahia voltado ao lado bom da força. Seus eventos estimulam relações entre os fãs por meio de festas e sessões de cinema dos seus filmes, além de arrecadar alimentos não perecíveis para intuições de caridade e fazer visitas em hospitais e creches.
“Os encontros de cultura fortalecem ainda mais o cenário porque ser nerd não é mais ser deslocado como era anos atrás. Estamos na televisão, nas vitrines, nas embalagens. Ser nerd é um estilo de vida. Esses eventos são a oportunidade de toda essa galera, seja qual for a preferência geek, encontrarem um espaço para celebrar algo que criou uma geração inteira e vai criar ainda mais gerações.” afirma Laila Brito, membro do Conselho Jedi da Bahia.
Um dos seus diferenciais é o bloco “Filhos de Yoda” que acompanha o tradicional Banho de Mar à Fantasia na Ladeira da Preguiça na época de carnaval. A ideia surgiu como uma vontade de conectar ainda mais com a cultura baiana, mas também usando fantasias inspiradas nos personagens dos filmes e séries de Star Wars.
“É uma experiência muito gratificante, pois muitos foliões reconhecem os personagens, pedem para tirar fotos e acabam se juntando a nós. Por enquanto, ainda somos poucos, criamos um estandarte e enfeites, mas queremos, um dia, ter o nosso próprio bloquinho, com fanfarra e uma melhor estrutura.” conta o membro do Conselho, Paulo Márcio, sobre o bloco.
O Dia do Orgulho Nerd é um momento de reflexão sobre uma comunidade em que se encontra um lugar de expressão, que mescla culturas, atrai o sentimento de pertencimento com aqueles que entendem e compartilham as mesmas paixões e interesses.