Alunos do Núcleo de Práticas em Economia e Relações Internacionais lançam a 7ª edição da World Review Magazine, a revista de geopolítica que conquistou leitores nacionais e no exterior
Por Helena Pamponet
Revisão: Antônio Netto
Nessa quarta-feira (30), aconteceu o lançamento da 7ª edição da Revista de Geopolítica World Review Magazine (WR), projeto de extensão da UNIFACS.
Guiada por alunos de Relações Internacionais, Jornalismo, Economia e Design da Universidade de Salvador, a revista começou como um projeto de extensão sob o Núcleo de Práticas em Economia e Relações Internacionais (NERI).
Ester Meireles, Diretora Geral da WR, explica que “a World Review Magazine é uma iniciativa universitária que tem como objetivo criar e promover conteúdos de análise de geopolítica internacional contemporânea, unindo o que é visto em sala de aula com o que acontece no mundo.”
Com uma equipe que conta com 33 alunos de áreas diferentes, a World Review Magazine chama a atenção dos estudantes por oferecer liberdade criativa e uma atitude “mãos na massa”, pondo muito da teoria da sala de aula à prática. Para Gabriel Cartaxo (20) esses são atrativos que o fez escolher a WR entre outros projetos de extensão.
Já para Deborah Rocha Pereira (19), a possibilidade de juntar o curso de Relações Internacionais com o interesse em jornalismo foi o que a fez ingressar no projeto. Pereira é diretora do departamento de mídias e TV.
Qual a importância de um projeto conduzido por estudantes?
Diferente de muitos outros projetos de extensão universitária, os estudantes da WR têm bastante liberdade criativa e administrativa guiando a revista, o que é tanto um atrativo para alunos interessados em participar, quanto uma grande oportunidade de aprendizado.
Para Deborah a revista oferece uma chance de “aprender a lidar com críticas de forma construtiva e convertê-las da melhor forma possível (…). Estar na WR é aprender a crescer intelectualmente, mas da maneira mais saudável possível”.
Já para Tom Lose (19), que atua como diretor da World Review Magazine e líder do departamento do podcast, o aprendizado foi que “jovens podem e querem ter discussões mais profundas sobre temas como Geopolítica, Economia ou Comercio Exterior. O interesse existe, muitas vezes as pessoas só precisam de um lugar propício para que possam construir essas discussões.”
Lose ainda completa “Se você acredita em um projeto, em uma ideia, é possível levá-la ao sucesso. Com crença, dedicação e trabalho da pra fazer tudo, mesmo que mais ninguém se interesse, se você ou sua equipe acreditam no que fazem, é o que importa.”, e essa dedicação, presente em todas as edições anteriores certamente prova que essa é uma diretriz que tem funcionado.
Corroborando com essa ideia, Gabriel Cartaxo ainda comenta “Senti um peso muito grande em escrever para a WR pq eu não poderia falar qualquer coisa. Pesquisar na Wikipedia não era uma opção, (…) é uma revista, é um trabalho sério e meu nome está naquele texto e ele representa a minha competência tanto de pesquisa quanto de escrita.”
A 7ª Edição da World Review Magazine
Na 7ª edição da revista, a equipe aborda a questão da Liberdade e Imperialismo no Século XXI, dois conceitos teoricamente opostos, mas que, nos últimos anos, tem se mostrado bastante interligados.
Será que estamos vivendo um momento crítico de mudança da ordem mundial? Ou apenas vendo um sistema antigo em resiliência, superando seus obstáculos mais críticos?
Cuidadosamente escolhido, o tema foi trabalhado desde em artigos de análise, artigos históricos e investigativos, à coluna pop, entrevistas e perfis políticos produzidos pelos próprios estudantes redatores.
A diretora geral da WR, Ester Meireles (20) explica “Decidimos, em grupo, analisar uma das faces da democracia no século XXI, que é o fato dela ser usada, muitas vezes, para justificar sistemas neoimperialistas, que em tese vão contra a liberdade que os governos democráticos tanto pregam. Por ser um questionamento atual e em alta, decidimos nos aprofundar nele.”
A importância como uma revista como a World Review Magazine vai muito além da prática dos estudantes envolvidos no projeto. O conteúdo produzido e compartilhado é útil para todos: estudantes, professores e aos interessados na situação internacional.
Por meio da WR, os leitores encontram uma pequena parte do contexto mundial, por que “quando vemos eventos ‘chocantes’, como o início de guerras, agravamento de crises, quebras de cooperação, é importante entender que sempre existe um contexto histórico por trás, dezenas que motivos que levam àquilo.”
A sétima edição da World Review Magazine está disponível para leitura no link: https://issuu.com/wrmagazine/docs/world_review_magazine_-_7_edi_o-10.