Por Rafaela Góis
Estudante de Jornalismo da UNIFACS
Foto: Carolina Magnativa / AVERA
Desafio, machismo, assédio, sexismo, racismo, representatividade, criatividade, liderança, essas foram algumas das pautas discutidas na palestra “O Feminino e a Publicidade”, nesta sexta-feira (20), no Curto–Circuito, Semana de Comunicação na Unifacs.
A conversa foi ministrada por quatro publicitárias: Renata Schubarch, Luriana Moraes, Tina Muller e Aline.
Renata Schubarch, é sócia e diretora de Planejamento na empresa Ideia3, e comentou a respeito da sua responsabilidade enquanto mulher e líder que permeia no seu papel de inclusão, em empoderar outras mulheres, “eu preciso ajudar a formar pessoas melhores do que eu” afirmou.
Paula Paz reforçou a importância de lutar pela inserção das mulheres em cargos de poder na m publicidade, em especial o de criação, pois a falta de mulheres gera uma área sem tanta representatividade.
Luriana Moraes é redatora e contou o quão estranho é o fato de que, há tantos anos atuando na área, sua equipe continua sendo composta apenas por homens e, ainda nesse contexto, relatou que a imagem vendida nessas agências é de que apenas a figura masculina é capacitada para atuar na área.
Já Aline é sócia e diretora de Criação da Marcativa, ambiente predominantemente feminino. A convidada diz que a mudança social está acontecendo, mas comentou sobre a dificuldade de lidar com os diversos lados do machismo. Comentou também sobre a necessidade de representatividade para alcançar o público e atender as suas demandas.
Tina Muller, empresária, abordou temas sobre o papel da mulher negra dentro da publicidade; como o fato de ainda serem vistas como “exóticas”, além da sexualização do corpo feminino e assédio implícito nas relações.