Por Alan Vasconcelos
Estudante de Jornalismo da UNIFACS
Foto: Carolina Magnativa / AVERA
“Propósito, experiência e significado”, esse é o lema de Anderson Falcão, designer há 20 anos e palestrante desta segunda-feira (16), durante o Curto-Circuito, Semana de Comunicação da UNIFACS.
Anderson tem contato com a profissão desde quando nasceu. Seu pai também foi designer e começou a exercer a profissão ainda no Ensino médio, quando tinha 14 anos.
De início, Falcão convidou os espectadores para a Semana de Design de Salvador, que acontecerá de 17 a 20 de outubro, no Parque da Cidade. Anderson afirma que Design não é apenas a “solução de problemas”, mas uma mudança de estado. Para ele, todos os problemas que acontecem atualmente foram causados pela Revolução Industrial, devido ao grande crescimento populacional proporcionado por este período.
Ao ser perguntado sobre como o designer pode conscientizar pessoas a serem sustentáveis, e, afinal, o que faz um designer ser considerado sustentável, Anderson Falcão não vacilou.
“Foi pensado no produto, mas não no que se fazer depois, o ponto de partida é o projeto”, e citou o case de Donald Thomson, em que garrafas d’água são inicialmente projetadas para serem, depois, adaptadas como telhas para prédios e casas.