Estudantes de comunicação são desafiados a elaborar uma campanha de marketing integrado de Dia das Mães para o Guaraná Antártica e divulgam processo seletivo para a AMBEV
Por Beatrice Magalhães
Revisão: Antônio Netto
Nesta terça-feira (28), iniciando a semana do Curto Circuito, alunos dos cursos de comunicação da Unifacs participaram da oficina de marketing, promovida pela equipe regional da Ambev, na qual puderam conhecer um pouco mais sobre o processo de elaboração de uma campanha e praticar através de um desafio com com um produto da marca.
João Cardoso, coordenador de marketing da região Nordeste, junto aos colegas de equipe, Juliana Calmon e Pedro Meireles, guiaram a apresentação exibindo suas experiências pessoais e profissionais atuando nas campanhas da Ambev.
Os alunos foram orientados quanto ao passo a passo da produção de uma Campanha de Marketing Integrada, seus objetivos e áreas de atuação. Após compreenderem tal processo, Cardoso propôs um desafio para os participantes: idealizar uma parte da campanha de Dias das Mães de 2023 para o Guaraná Antártica.
A sala foi dividida em três equipes, que ficaram responsáveis por elaborar a estratégia para o setor de evento, de influenciadores digitais e PR STUNT (mídia espontânea), sendo um grupo para cada categoria. Ao fim, as ideias foram apresentadas e avaliadas.
Para complementar a participação e instigar o alunado presente, a equipe da Ambev divulgou o processo seletivo de 2023 para o Programa de Estágio, que acontece de 27 de março a 11 de abril, sendo destinados apenas a estudantes do penúltimo e último semestre da graduação.
Tal processo é composto por quatro fases: a inscrição, a avaliação online, produção de um vídeo e o day challenge. No primeiro momento de inscrição, as pessoas devem cadastrar na plataforma da Ambev seu currículo para ser avaliado.
Para os aprovados na primeira etapa, o procedimento segue com uma avaliação voltada para o entendimento analítico e posicionamento crítico. Na fase destinada à produção de um vídeo, procura-se explorar a particularidade do candidato.
“Eu acho que o grande diferencial dessa etapa de vídeo é o quanto que as pessoas conseguem ser autênticas. Esse é o momento em que a gente mais consegue captar a criatividade da pessoa”, explica Mariana Adriano, especialista de recrutamento e seleção da Ambev Nordeste.
“Se eu posso dar uma dica é aproveitar esse espaço do vídeo para falar sobre aquilo que você gostaria que as pessoas te convidassem para conversar”, revela Adriano.
Finalizando no processo seletivo, o day challenge envolve atividades em grupo e uma entrevista com o concorrente ao estágio.
“Quando a gente vai falar um pouco sobre teste on-line, sobre perfil, a gente está falando sobre hard skills. Quando a gente vai falar sobre etapa de vídeo e dinâmica em grupo, a gente começa a falar mais sobre soft skills”, contextualiza a especialista.
Para a estudante de Relações Públicas, Saskia Ingrid, atividades práticas, como essa oficina, são essenciais ao longo do processo de graduação. “É algo que a gente precisa ter em comunicação”, declara.
João Cardoso acredita que oficinas e worshops beneficiam ambos os lados, tanto para os alunos, quanto para as empresas.
“Eu acho que é sempre importante mostrar o que a gente enquanto companhia faz. Quanto mais conhecerem sobre a companhia, mais elas vão se identificar com os produtos finais e mais vão consumir os nossos produtos. Somos uma empresa de venda”, explica o coordenador.
“A gente mostra um pouco da nossa dinâmica e isso brilha os olhos”, complementa Cardoso.
Segundo a equipe da Ambev, o que destaca um futuro profissional dentre tantos outros que seguem a mesma trajetória é a proatividade.
“Sendo bem sincera, só tem a agregar. A galera que toma a iniciativa de viver momentos como esse só está agregando para a experiência profissional”, confessa Mariana Adriano.