
Divulgação/Vitrine Filmes
O longa recebeu o prêmio da Associação dos Exibidores do Brasil (AEXIB), que garante a exibição do filme em pelo menos 40 salas no país.
Por: Anna Clara Góes
Revisão: Marcelly Ferreira
Premiado no Festival de Berlim e apontado como a próxima grande aposta do cinema brasileiro, o filme O Último Azul ganhou seu primeiro teaser na última terça-feira (6). Divulgado pela distribuidora Vitrine Filmes, o trecho dá uma amostra curiosa da proposta distópica do novo longa de Gabriel Mascaro, que traz nomes de peso no elenco, com Rodrigo Santoro e Denise Weinberg nos papéis principais.
Ambientado na Amazônia em um Brasil distópico, o filme apresenta um futuro em que o governo transfere idosos para colônias habitacionais que servem para desfrutarem dos últimos anos de vida. Às vésperas de sua partida, Tereza, — interpretada por Denise Weinberg,— uma mulher de 77 anos, decide embarcar em uma travessia pelos rios da Amazônia para realizar um último desejo antes de sua partida para as colônias.
Com roteiro assinado por Mascaro em parceria com o artista pernambucano Tibério Azul, O Último Azul mistura drama e ficção científica para refletir sobre envelhecimento, liberdade e resistência — explorando a velhice a partir de uma nova perspectiva, como um espaço de potência, e não de apagamento. A trama dá vida a uma personagem que busca autonomia e rompe com os estereótipos que costumam limitar corpos envelhecidos.
O longa teve sua estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Berlim — considerado um dos três grandes festivais de cinema da Europa, ao lado do Festival de Veneza, na Itália, e do Festival de Cannes, na França —, onde conquistou o Urso de Prata, o segundo prêmio mais importante do evento. Além dessa conquista, O Último Azul também recebeu o Prêmio do Júri Ecumênico e o reconhecimento dos leitores do jornal Berliner Morgenpost. Desde então, a produção segue sua trajetória por festivais internacionais, passando por Cartagena (Colômbia), Buenos Aires (BAFICI), Istambul (IKSV), IndieLisboa (Portugal) e Sydney (Austrália).
Antes mesmo de sua estreia oficial nos cinemas, o filme já está confirmado em 13 festivais ao redor do mundo, em eventos na China, Islândia, República Tcheca, Polônia, Taiwan, México, Reino Unido e Uruguai.
No Brasil, O Último Azul também foi reconhecido pela Associação dos Exibidores (AEXIB), que destacou a importância da produção e garantiu sua exibição em ao menos 40 salas espalhadas pelo país.
Nas redes sociais, Rodrigo Santoro celebrou a repercussão do filme:
“Vale a pena acreditar no cinema brasileiro. Fazemos filmes por amor à arte, para contar nossa história e falar da cultura do nosso país”, escreveu. “O Brasil é um país maravilhoso que merece ser descoberto pelo mundo inteiro.”
Com distribuição da Vitrine Filmes, O Último Azul tem estreia confirmada nos cinemas brasileiros para o dia 28 de agosto de 2025. Confira o trailer abaixo: