Por Dandara Pugliese
Repórter da AVERA
Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal
Nascida em 15 de dezembro de 1997, a estudante de Arquitetura Victoria Salles é uma jovem baiana que se autodeclara bruxa tradicional pertencente a uma longa linhagem de família.
Vinda de uma tradição matriarcal, passada de avó para neta, com 5.747 anos contados, sua história começa em Portugal quando sua tataravó morava em um vilarejo chamado Vila Nova de Gaia.
Ela conta que a antepassada conheceu um brasileiro e, logo após se casarem, os dois vieram para o Brasil em 1892. Ela trazia consigo sua crença, mantendo viva a tradição.
O principal era evitar chamar atenção, pois o marido era católico – e militar.
Com o passar do tempo, a tradição não prosperou com tanta força. Foi então que a avó de Victoria resolveu voltar a Portugal para estudar mais profundamente suas raízes e levar os costumes da “Tradição da Lua Azul” adiante. Criando, alguns anos depois, o “Templo Casa Telucama” em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador.
A DECISÃO
Por frequentar a casa da avó desde muito pequena, Victoria, além de ser muito curiosa, queria participar e entender como tudo funcionava. Sua família foi muito respeitosa e a criou em um ambiente harmônico e gentil, tanto do lado de sua mãe quanto de seu pai.
A estudante deixa claro que, nessa época, sua avó não a deixava entrar para o Templo, pois queria que fosse uma decisão sua, e não algo premeditado desde o dia em que nasceu. Por isso, com 13 anos, ela ingressa na crença familiar e começou seu processo para desconstruir-se e se autoconhecer.
BULLYING
‘’Quando eu era criança, sofri muito’’, diz Victoria sobre episódios de bullying no colégio. Apesar de ser criada em um ambiente livre de qualquer preconceito, quando estava na escola, as coisas eram diferentes
Victoria relata que foi uma época difícil, devido à natureza sincera e sem filtros das crianças. Por isso, muitos de seus colegas de sala a tratavam mal, mas ela afirma que tudo o que aconteceu a transformou em quem é hoje, e que está disposta a transmitir todo o seu conhecimento para aqueles que possuírem interesse em aprender.
ESSÊNCIA
O Templo Casa Telucama é um espaço de bruxaria tradicional celta/ibérico que cultua o autoconhecimento e a valorização do ser humano. No local, são realizados cursos, rituais e palestras que visam abraçar a pura essência da bruxaria.
As bruxas tradicionais são devotos de vários deuses ligados à natureza. Com isso, todas as suas festividades são baseadas no calendário lunar, junto com as estações do ano.
**Revisado por Marco Dias e editado por Matheus Pastori