Por Fernanda Bruno
Revisora da AVERA
Foto: Guilherme Rubini / AVERA
O primeiro dia de atividades do FUSCA – Festival UNIFACS de Sustentabilidade, Cultura e Arte contou com uma visita guiada pelo espaço COLABORE, no Parque da Cidade, onde acontecem as atividades dos dois dias do projeto.
O tour foi realizado pela professora Patrícia Pastori, coordenadora de Extensão Comunitária da UNIFACS
O espaço Colabore é constituído por oito containers. Cada um está atrelado a dois objetivos diferentes de desenvolvimento sustentável adotados pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O lugar é aberto ao público, principalmente empreendedores que possuem ideias para projetos sustentáveis.
Além disso, o espaço possui captação de água pluvial, tratamento de esgoto, painéis solares, pavimento permeável e outras iniciativas inovadoras.
O primeiro container visitado foi o de Coworking Ume Reunião Sebraelab, atrelados ao Objetivo Global nº 5 – alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas, e ao Objetivo Global nº 9, que possui como meta construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.
O segundo container, de Coworking Dois e Reunião Sebraelab, está atrelado aos Objetivos Globais nº 1 e 4: assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, e acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
Seguindo a ordenação dos containers, depois desses, o público seguiu para o Auditório Sebraelab, de Objetivo 02, cuja finalidade é acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável, e 12, que propõe assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
Partindo para o 1º Pavimento, estão os espaços do Administrativo e da Copa, atrelados aos Objetivos nº 6, de assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos, nº 16, que é o de promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à Justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
**Revisado por Marco Dias e editado por Matheus Pastori