Notícias Avera
  • Home
  • Cidade
  • Cultura
  • Unifacs
    • Destaques da Facs
    • Curto-Circuito
    • Especial ABAPA
    • Jornada Social Media
  • Esportes
  • Saúde
  • Negócios
  • Expediente
  • Home
  • Geral
  • Comunicarte 2025 debate sobre comunicação e o seu papel no cenário digital

Comunicarte 2025 debate sobre comunicação e o seu papel no cenário digital

Da Redação
23 de outubro de 202523 de outubro de 2025 No Comments
AVERA Comunicarte UNIFACS

Palestra discutiu o futuro da comunicação no ambiente digital / Foto: Laleska Teles de Oliveira Ramos

No terceiro dia do Comunicarte as ideias giraram em torno das estratégias de marketing e a importância da autenticidade no ambiente digital

Por Laleska Teles
Revisão Luis Gabriel Ornelas

Na manhã desta quarta-feira (22), alunos da Universidade de Salvador (UNIFACS) participaram da palestra “Acelerando sua Presença Digital”, que integrou a programação do Comunicarte, voltado à formação e ao desenvolvimento profissional dos estudantes de Comunicação. O evento contou com a convidada Clarissa La Croix, especialista em Marketing Digital, que conduziu o encontro com uma abordagem prática e instigante sobre branding digital, social listening, funil de vendas e explicou um pouco sobre o uso consciente da inteligência artificial nas estratégias de comunicação. 

De início, La Croix destacou a importância da escuta ativa nas redes sociais. Segundo ela, “quem ouve melhor, cria melhor”. Ela também aproveitou para explicar como o conceito de Social Listening leva ao criador a responsabilidade de acompanhar e compreender o que o público conversa sobre determinadas marcas e temas. “Contra dados não há argumentos”, enfatizou a profissional, defendendo o uso de métricas e plugins que ajudam a analisar taxas de engajamento e o desempenho de influenciadores semelhantes. 

Ao discutir sobre branding digital, a convidada reforçou que não se trata apenas de estética, mas de atitude, coerência e propósito. “Branding é o que as pessoas dizem sobre você, quando você não está na sala”, afirmou. Para ilustrar o tema, La Croix apresentou alguns arquétipos de marca — como o inocente, o explorador e o sábio — que servem de inspiração para quem deseja construir uma identidade autêntica nas redes. “Um arquétipo não é uma prisão, é uma percepção”, acrescentou. Depois convidou o público para uma reflexão, “você se reconheceu em alguém?” 

Clarissa La Croix explica como o branding digital pode modificar nossa identidade nas redes / Foto: Laleska Teles de Oliveira Ramos

Outro ponto debatido foi o funil de vendas, conceito que descreve a jornada do público do seguidor ao fã e do fã ao cliente. La Croix explicou que compreender esse processo é essencial para transformar conexões em relacionamentos duradouros. Ela também destacou os pilares de toda estratégia digital, como o alinhamento entre propósito e comunicação, a consistência de linguagem e a criação de conteúdo relevante. 

Para finalizar, ela nos pediu para refletir sobre o papel da tecnologia na atualidade, “a inteligência artificial é uma ferramenta necessária, mas vem depois de tudo isso que conversamos”, concluiu, reforçando que a base de qualquer estratégia digital deve ser humana, empática e colaborativa. 

Navegação de Post

Viés algorítmico e diversidade: como a IA pode reduzir injustiça social
Bahia atualiza plano de desenvolvimento para enfrentar desigualdades climáticas até 2050

Related Articles

AVERA Bahia

Bahia atualiza plano de desenvolvimento para enfrentar desigualdades climáticas até 2050

AVERA UNIFACS

Viés algorítmico e diversidade: como a IA pode reduzir injustiça social

AVERA Comunicarte UNIFACS

Segundo dia de Comunicarte é marcado por grandes palestras sobre o tema: “CrIAtividade na publicidade”

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas

  • Bahia atualiza plano de desenvolvimento para enfrentar desigualdades climáticas até 2050
  • Comunicarte 2025 debate sobre comunicação e o seu papel no cenário digital
  • Viés algorítmico e diversidade: como a IA pode reduzir injustiça social
  • Segundo dia de Comunicarte é marcado por grandes palestras sobre o tema: “CrIAtividade na publicidade”
  • Torcida LGBTricolor: coletivo que luta pela inclusão da diversidade no futebol
  • “RG dos Pets”: entenda como funciona o SinPatinhas e seus benefícios
  • “Alexa você é racista”: primeiro dia de Comunicarte, abre o debate sobre preconceito, vieses e intencionalidade
  • Comunicarte 2025 debate o uso da inteligência artificial na comunicação e nas artes

ARQUIVO

  • outubro 2025
  • junho 2025
  • maio 2025
  • abril 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • fevereiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • dezembro 2018
© 2022 - AVERA - Agência de Notícias Experimental da UNIFACS - Universidade Salvador (Bahia) | Todos os direitos reservados. | Theme: OMag by LilyTurf Themes