Execução da maior festa popular de rua do mundo preocupa autoridades em tempos de coronavírus
Por Olga Maria Vieira
Revisão: Elisa Brotto
Nesta quarta-feira (18), o Governo do Distrito Federal cancelou oficialmente as festas de Réveillon 2020 e Carnaval de 2021 por meio do Decreto nº 41.482 publicado no Diário Oficial do DF: foi definido que devido à pandemia do Covid-19, a capital não tem condições sanitárias de realizar festas públicas desse porte.
Essa decisão chamou atenção para as condições do carnaval soteropolitano, trazendo dúvidas sobre as possibilidades para realização do evento. Bruno Reis, prefeito eleito no último domingo, 15, afirmou em entrevista que o que vai definir o adiamento ou não do evento são as condições sanitárias da capital, dando a data limite do mês de novembro para que a decisão fosse tomada.
O médico Luiz Teixeira conta que, analisando os dados de crescimento da doença, é loucura se pensar em realizar o evento. “O carnaval é uma mega festa, chega a ter um milhão e meio de pessoas na rua. Ainda estamos num momento de pandemia, não acabou ainda, e inclusive estamos diante de uma segunda onda na Europa: segunda onda essa em que ainda estão rastreando o genoma do vírus, para identificar mutações. E não sabemos se essa segunda onda vai acontecer no Brasil, pois tudo é uma questão da imunização do rebanho (acima de 60% da população) para que a doença se torne endêmica e não epidêmica”, afirma.
“Diante dessa situação, fazer uma festa com mais de um milhão de pessoas na rua, sinceramente é uma temeridade. Os níveis de contaminação subiram por agora, possivelmente por conta das carreatas e campanhas políticas, além da liberação de atividades, então está havendo um crescimento dos números da doença no país. Tem que se pensar muito sobre o carnaval. Cabe aos epidemiologistas responsáveis estudarem a situação e tomarem a decisão” completa o médico.
Ainda em entrevista, o prefeito eleito Bruno Reis contou que vai aguardar o resultado das eleições municipais do Rio de Janeiro e São Paulo, que acontecem dia 29 de novembro, para se reunir com o novo prefeio e definir o calendário de 2021.
Ao ser procurada, a assessoria da Prefeitura de Salvador afirmou não ter nenhuma novidade sobre o carnaval até o presente momento. O prefeito ACM Neto entra em coletiva nessa sexta-feira, 20, para falar sobre as festas de Réveillon da cidade.