Atletas falam sobre as expectativas para a competição e o crescimento do esporte
Por Vinícius Daniel
Revisão: Nalanda Rocha
O Track&Field Open de Beach Tennis retorna à Salvador para realização da sua segunda edição na capital baiana. O campeonato terá início no dia 14 de outubro, sexta-feira, e segue até o dia 16 desse mês. A competição conta com atletas divididos em categorias e promete gerar grandes confrontos nas areias.
Essa etapa do torneio acontecerá na Arena Mali, localizada na Rua Alceu Amoroso Lima, Caminho das Árvores, Salvador. O evento será aberto ao público, sendo uma esperada programação para o final de semana dos amantes de esportes.
A programação é organizada pela Track&Field, empresa de moda esportiva, que premiará os vencedores com um kit exclusivo da loja, levando o pódio dessa competição para uma grande final em Recife, ainda esse ano.
Categorias do campeonato:
Feminino
– Cat. A
– Cat. B
– Cat. C
– Cat. Iniciante
Mista
– Cat. B
– Cat. C
– Cat. Iniciante
Masculino
– Cat. A
– Cat. B
– Cat. C
– Cat. Iniciante
Gabriel Novais, 21 anos, atleta de beach tennis, teve seu primeiro campeonato na modalidade no fim do primeiro semestre de 2022 e vai participar do torneio Track&Field Open de Beach Tennis na categoria A do masculino.
“Entrei para Salvador Beach Tennis, por isso chego para essa competição mais preparado. O campeonato vai contar com atletas de vários níveis, mas espero que em minha categoria, eu e meu parceiro possamos estar entrosados e fazer ótimos jogos”, relata o competidor.
Diêgo Natividade, 32 anos, é dupla de Gabriel e espera utilizar suas experiências em campeonatos anteriores para conquistar a Track&Field. O atleta conhece o esporte há dez anos e é competidor e professor atualmente.
“Me apaixonei pela modalidade, me especializei na área e atualmente dou aula de beach tennis. A expectativa é altíssima, porque a gente se prepara para isso. Sempre que entramos em quadra para treinar, já esperamos por esses momentos de competição para entregar nosso melhor”, explica o atleta.
Augusto César, mais conhecido no esporte pelo apelido de Salsicha, é proprietário da escola Salvador Beach Tennis, onde ministra aulas. Além de treinador, Salsicha também é atleta e ocupa a 1° posição no ranking da Bahia, 3° do Nordeste e 111° mundial na modalidade. Ele explica a importância de campeonatos como esse para os competidores e para a visibilidade do esporte.
“Os torneios são fundamentais para fomentar o esporte, no beach tennis não é diferente. O torneio faz com que o atleta queira treinar para cada vez mais evoluir e se superar, é o momento de colocar em prova os treinamentos”, esclarece o treinador.
O beach tennis
O beach tennis nasceu na Itália, criado para ser uma atividade recreativa. Com algumas adaptações e semelhanças as regras aplicadas no tênis, a modalidade foi se modernizando e caminhando para a profissionalização dos competidores.
Praticado em quadras de areia, ele é um grande atrativo para quem busca melhorar o condicionamento físico, cuidar da saúde, fortalecer os músculos e queimar calorias.
A movimentação intensa e o solo irregular favorecem a queima de gordura, exigindo bastante esforço da musculatura. Além de ser um ambiente de uma excelente convivência.
“O beach tennis é um esporte mágico, pois junto com a competição traz um ambiente familiar muito saudável, as competições são um encontro onde colocamos em prova nosso jogo, mas além de tudo tem muita diversão e companheirismo”, enaltece Salsicha.