O projeto de captação online conta com o apoio da Prefeitura de Salvador e da Unifacs
#JuntosContraOCoronavírus. Esse é o lema da campanha de doação online idealizada pelo Solidareasy em parceria com a Prefeitura de Salvador e Unifacs.
Intitulado de DOA+, o projeto usa a tecnologia para facilitar o vínculo entre os doadores e as organizações sociais que trabalham com as populações mais vulneráveis. Isso garante que a quarentena seja respeitada, e a solidariedade não pare.
Segundo Nicholas Montenegro, fundador da Solidareasy, o DOA+ surgiu a partir da percepção de que as organizações tinham muita dificuldade em captar recursos financeiros.
Mas foi com o apoio da Prefeitura que todas as organizações contempladas pela nova campanha foram reunidas em um único site. “Agora, o benefício que elas tinham isoladamente, elas têm conjuntamente através desse portal”, explica.
A pessoa interessada em se engajar nesse projeto pode fazer uma doação de no mínimo R$ 20 ou se tornar um voluntariado.
“Isso faz com que esse trabalho seja dinamizado e a gente vá criando essa cultura de doação e solidariedade permanente através de um sistema que facilita muito a vida do doador”, afirma Patricia Pastori, coordenadora do projeto DOA+ na Unifacs.
Cada real arrecadado é enviado diretamente para a organização escolhida pelos doadores e eles são notificados sobre todos os processos da doação.
A propósito, esse dinheiro precisa ser utilizado na compra dos produtos que compõem o kit emergencial (alimentos, gás de cozinha, medicamentos, produtos de limpeza, itens de higiene pessoal e equipamentos de proteção individual).
Além de se engajar na campanha através das doações, as pessoas também podem apadrinhar uma instituição e atuar na divulgação da campanha através das redes sociais.
“O voluntário faz uma coisa que a ONG, em si, tem dificuldade de fazer: se comunicar bem, alcançar mais pessoas e conquistar novos doadores”, avalia Montenegro.
Para ajudar algum projeto ou cadastrar uma nova organização é preciso acessar o Doa Mais Salvador (doamaissalvador.com) e seguir as orientações disponíveis na plataforma.
Mas, para garantir os benefícios, a instituição precisa ser regulamentada, ter um CNPJ, contribuir com os impostos, ter uma conta bancária para receber o recurso.
“Então, todo esse cuidado é feito junto à Prefeitura, que é a grande parceira do projeto”, enfatiza Pastori.
União Interdisciplinar
Na Unifacs, o DOA+ está vinculado aos projetos de extensão comunitária e garante a validação de até 30 horas de atividade complementar para os estudantes da instituição.
“Essa é uma forma que a gente encontrou, enquanto instituição de ensino superior, de engajar alunos em causas de impacto social”, explica Pastori.
Como a universidade é um ambiente de múltiplos saberes, cada núcleo colabora como pode. As turmas de Serviço Social, por exemplo, trabalham com temas relativos à cidadania e direitos humanos.
Por outro lado, os estudantes de comunicação e marketing podem desenvolver cards para que as organizações divulguem seus trabalhos nas redes sociais.
Pastori garante que isso é relevante para que o aluno possa perceber de que forma ele, enquanto profissional daquela área, pode contribuir com ações e com causas sociais.
“Enquanto houver a necessidade de a gente gerenciar, ajudar e contribuir para que essas instituições possam manter as suas ações vivas, a gente vai continuar com a campanha no ar”, completa a coordenadora.