Foto: Reprodução Instagram/@gabrielbortoleto_
A confirmação do brasileiro Gabriel Bortoleto na Fórmula 1 em 2025 acaba com a seca brasileira na categoria após 7 anos
Por Julia Carneiro
Revisão: Lucca Anthony
O Brasil se viu fora das pistas da Formula 1 após a última corrida de Felipe Massa no grande prêmio de Abu Dhabi em 2017. Hoje, podemos comemorar que depois de sete anos teremos, oficialmente, um brasileiro no grid de 2025.
No contexto do automobilismo, o Brasil é um país tradicional. Já tendo 32 pilotos na categoria. O trigésimo segundo piloto a participar, Pietro Fittipaldi, deu um gostinho de ter um brasileiro em uma corrida em 2020, após substituir Romain Grosjean, em uma corrida. No meio tempo, Felipe Drugovich, foi campeão da Formula 2 (categoria de base, antes da Formula 1) e se tornou reserva da equipe Aston Martin, mas nunca teve a oportunidade de correr fora dos treinos livres da categoria. Na última quarta-feira, 6 de novembro de 2024, podemos dizer que o Brasil retorna às pistas com a confirmação de Gabriel Bortoleto em 2025 na atual equipe suíça do grid, a Sauber, que em 2026, se tornará a Audi, marca de carros alemã que entrará no mundo dos monocoques.
Gabriel Bortoleto é o atual líder da Fórmula 2, com grandes chances de títulos e agora, fica tranquilo para terminar a temporada com o contrato para a maior categoria de automobilismo no ano que vem.