A mesa “As nossas favs” foi uma das mais aguardadas do dia e deixou as autoras surpresas com a lotação da Arena Jovem
Por Íssala Queiroz
Revisão por Gabriel Ornelas
A Bienal do Livro 2024 contou no segundo dia, sábado (27), com a participação da escritora, jornalista e roteirista Thalita Rebouças (49) e da escritora Paula Pimenta (48), no Centro de Convenções em Salvador. A mesa intitulada como “As nossas favs” aconteceu na Arena Jovem às 13 horas, com um público que aguardava ansiosamente pelo encontro.
O bate-papo foi intermediado pela mestra em Língua e Cultura, Lorena Ribeiro. As escritoras, consideradas importantes autoras no campo da literatura infanto-juvenil do Brasil, declararam o quão felizes estavam em estarem juntas em uma mesa na Bienal do Livro de Salvador.
Thalita Rebouças reforçou o quanto tem uma boa relação com a capital baiana e que já foi intimada a escrever um livro com uma personagem da Bahia, no qual topou fazer. “Qualquer coisa que me chamem e for na Bahia, em Salvador, eu topo na hora, sem nem saber o que é”.
As escritoras aproveitaram o momento para falarem um pouco sobre as adaptações de seus livros para o cinema. Paula Pimenta disse que era muito complicado, pois ela quer sempre manter o livro todo e não é possível, pois daria em torno de 7 ou 8 horas de filme, mas que ela tenta manter a adaptação o mais fiel possível. Enquanto Thalita Rebouças contou que escrever roteiro é muito mais difícil do que um livro, pois “o livro é só nosso, um céu para a gente voar e no processo de adaptação tem muitas pessoas envolvidas para o filme se tornar realidade”.
Thalita Rebouças ainda reforça que por mais feliz que seja com as suas adaptações, entende que “o livro sempre será melhor ao filme, por causa do tempo hábil, dos detalhes”.
A mesa das “favs” foi muito aguardada pelos fãs das autoras, as senhas esgotaram rapidamente, Amanda Victória (18), fã de Paula Pimenta, contou à Avera um pouco sobre como surgiu a paixão pelos livros da escritora.
“Com 15 anos eu ganhei o ‘Minha Vida Fora de Série 1ª Temporada’, a capa me chamou bastante atenção e eu acabei lendo o livro em apenas uma semana. E na semana seguinte eu já pedi para a minha mãe as outras temporadas”, Amanda ainda afirmou estar ansiosa pela 6ª temporada do livro.
Ao final da mesa, Paula Pimenta diz que sua pretensão é finalizar “Minha Vida Fora de Série” na 6° temporada, mas que não pode negar a possibilidade de mais livros depois. Enquanto isso, Thalita Rebouças comentou sobre o seu primeiro livro de não ficção “Felicidade Inegociável e Outras Rimas”.
“É uma coisa totalmente nova, eu resolvi me jogar. Um livro que eu me abro, como eu nunca me abri antes, então eu estava com muito medo, mas agora estou muito feliz de ter um livro para a galera da minha idade”, concluiu Rebouças.