Sem filtro, sem feed e sem likes, a rede social virou febre entre a geração Z
Por Everton Ferreira
Revisado por: Frederico Sólon
O BeReal chegou para competir diretamente com as redes Instagram e TikTok, atingindo o primeiro lugar entre os aplicativos mais baixados na AppStore, com mais de 5 milhões de downloads em 2022.
Criado em 2020, na França, por Alexis Barreya, a rede social define-se como “a primeira plataforma espontânea e imprevisível onde você pode compartilhar, uma vez por dia, seus movimentos mais autênticos com seus amigos através de fotos”.
Em tradução, BeReal significa “seja real”, a plataforma caracteriza-se pelo incentivo de seus usuários a serem autênticos mostrando o seu cotidiano, belezas e imperfeições, que muitas vezes são escondidos por trás de filtros e artificialidades presentes em outras redes.
“Um dos benefícios é a quebra de um padrão estético pré-estabelecido na era digital, de modo que o novo aplicativo de rede social vem com a proposta de registrar aquilo que realmente importa, o que está acontecendo durante em determinado momento, sem uma “sobrecarga” de pensar o que está esteticamente bonito ou não”, relata o social media Davi Gomes.
Como funciona
Diariamente a plataforma envia uma notificação em um momento aleatório, e, após recebê-la, o usuário tem até dois minutos para fazer uma publicação em que mostra o seu rosto, através da câmera frontal, e o que você está fazendo no momento, com a câmera traseira. Com o curto tempo para fazer a postagem, não há como o utilizador montar um cenário irreal, procurar a melhor luz ou melhor ângulo.
Diferente das redes como Instagram e TikTok, nesta plataforma não há necessidade de se preocupar com o feed arrumadinho ou um perfil engajado, pois nela não há ferramenta de likes e os posts ficam disponíveis somente por 24 horas para aqueles amigos que também tenham postado.
O sucesso da plataforma entre a Geração Z
Nascidos entre a segunda metade dos anos 1990 até o início do ano 2010, os jovens da “Geração Z” formam o grupo que melhor se adaptou às novas tecnologias e dificilmente conseguem existir sem elas, em especial, as redes sociais.
Pela autenticidade e pela facilidade em expressar e compartilhar o seu dia a dia no mundo digital, os jovens dessa geração dominam o BeReal.
“Achei muito legal essa proposta de horários específicos para a postagem, a câmera dupla e outras características que o app tem para que o usuário seja o mais realista possível”, conta Djavan Santos, usuário do BeReal.
“Trazer essa transparência que o app tenta transmitir é essencial nesse momento que estamos, principalmente por ser um espaço que busca que as pessoas sejam espontâneas e mostrem seu dia a dia como são. É muito bom quebrar essa barreira de filtros e postagens artificiais que outras redes sociais têm”, completa.
Anne Hanielly, usuária da nova rede social, acredita que a proposta da plataforma seja trazer um pouco de realidade para o mundo digital, mas ainda assim se preocupa com o vício e a comparação com os demais utilizadores da plataforma.
“Há argumentos sobre o vício e a espera da notificação, além da comparação da sua vida cotidiana com as demais, porém acredito que a surpresa da notificação aleatória demonstra como pode ter boas lembranças em dias comuns”, relata.