Notícias Avera
  • Home
  • Cidade
  • Cultura
  • Unifacs
    • Destaques da Facs
    • Curto-Circuito
    • Especial ABAPA
    • Jornada Social Media
  • Esportes
  • Saúde
  • Negócios
  • Expediente
  • Home
  • Destaque em slide
  • Aulão ENADE: alunos de Publicidade e Propaganda conversam com Mylene Alves sobre diversidade e tendência de mercado

Aulão ENADE: alunos de Publicidade e Propaganda conversam com Mylene Alves sobre diversidade e tendência de mercado

Da Redação
10 de novembro de 20225 de setembro de 2023 No Comments
Enade Publicidade e Propaganda UNIFACS

O trato da pluralidade na produção de conteúdo e posicionamento político-social das marcas são as grandes pautas do evento

Por Beatrice Magalhães
Revisão: Antônio Netto

Na última quarta-feira (09), ocorreu no Campus Tancredo Neves da Universidade Salvador (UNIFACS) o aulão especial ENADE com alunos do curso Publicidade e Propaganda. O evento foi promovido e mediado pela Coordenadora Camila Farias e ministrado pela Mylene Alves, diretora de conteúdo da Agência Gana.

Mycra, como Mylene gosta de ser chamada, iniciou sua apresentação mostrando seu trabalho como diretora da recém-criada Agência Gana, demonstrando na prática como a atenção à diversidade tem se tornado sinônimo de sucesso.

A palestrante discorreu durante toda sua fala sobre a importância da nova geração de publicitários se atentarem às provocações sociais que podem promover às marcas com quem vierem a trabalhar e como isso gera resultados positivos.

“Conteúdo é a grande tendência”, comenta no decorrer da sua apresentação. “Antes as marcas ditavam o nosso comportamento, hoje elas respondem ao nosso comportamento”, completa Alves.

Mycra explica que hoje o mercado busca por agências e profissionais que possam orientar as marcas sobre o seu lugar político e posicionamento social.

Diante disso, cada vez mais, as empresas exploram temas como  a representatividade, o regionalismo, o poder feminino e a negritude. “Diversidade é a mola propulsora para nossa criatividade”, complementa a coordenadora Camila à fala de Mylene Alves.

Para além dessa instrução aos clientes, a ministrante reforçou a importância de identificar, através da análise crítica, o que são tendências e conhecimentos que irão se consolidar e o que são apenas ondas.

Ao longo do aulão, os estudantes levantaram a pauta das mudanças nos métodos de trabalho pós-pandemia e fenômeno do “burnout”, relatando as próprias experiências.

Síndrome do “Burnout” ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um transtorno emocional e psíquico que resulta na sensação de estresse, cansaço extremo e até mesmo exaustão física, provocado por condições de trabalho degradantes.

Com o advento do trabalho remoto, os limites entre o ambiente profissional e pessoal se mesclaram, ocasionando uma maior pressão e competitividade entre funcionários, sem espaço para dissociar-se do trabalho.

A palestrante revela as táticas da sua agência para evitar esse grave problema e relembra: “As leis trabalhistas também funcionam no home office”.

Ainda sobre as transformações no mercado de trabalho, em entrevista para a Avera, Mylene Alves compara a sua realidade na época de estudante à dos atuais universitários.

“Esses recursos das tecnologias, e das redes sociais principalmente, eram quase inexistentes no meu momento de formação. E acho que isso é uma vantagem, porque agora temos várias fontes de conteúdo e de informação para se formar e informar”, explica a diretora de conteúdo.

“Por mais que as mudanças ocorram com muita agilidade, acho que também há a possibilidade da gente acompanhar essas mudanças com mais agilidade”, acrescenta.

Mylene Alves finalizou sua apresentação introduzindo seu projeto pessoal “Salvador Capital Afro”, o qual contará com um festival no centro histórico da capital baiana no fim de novembro.

“Não será apenas sobre cultura e entretenimento preto, mas sobre todas as suas potencialidades”, esclarece a palestrante.

Sobre a experiência do Aulão ENADE, Isadora Tavares, estudante do oitavo semestre de Publicidade e Propaganda, relata que eventos como esse ajudam a relaxar para a prova.

“Acho que além de tranquilizar traz quase uma motivação que tá faltando para a gente. Quando vem alguém e mostra inovação e as possibilidades do mercado, a gente fica mais motivado mesmo de correr atrás de coisas novas”.

Quando questionada sobre a realização do exame, a universitária confessa estar nervosa, mas que está sendo muito bem orientada por Camila Farias e toda a coordenação.

“Estou me sentindo mais segura porque ela tem estado mais perto da gente”, assegura Tavares.


VEJA A PROGRAMAÇÃO DE AULÕES ENADE DOS CURSOS DE COMUNICAÇÃO DA UNIFACS

CONFIRA NOSSA MATÉRIA ESPECIAL SOBRE O ENADE 2022

CONFIRA NOSSO GUIA COMPLETO SOBRE O ENADE 2022

Navegação de Post

Aulão ENADE: Era da Desinformação é tema de debate do curso de Jornalismo da UNIFACS
Bienal do Livro Bahia 2022: confira tudo que está acontecendo no evento de literatura

Related Articles

Cultura: Descubra o que fazer em Salvador neste fim de semana

Ânima Plurais promove evento que destaca a importância da educação inclusiva

AVERA Jornalismo

Dia Nacional da Libras: Entre conquistas e desafios para a inclusão

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas

  • Cultura/Opinião: O Brasil pós-abolição: crítica, memória e resistência
  • Cultura: O Último Azul: filme brasileiro premiado em Berlim ganha teaser inédito com Rodrigo Santoro e Denise Weinberg
  • Dia das Mães: Como estudantes enfrentam rotina intensa para conciliar a família e a graduação
  • Confira os destaques culturais da semana em Salvador
  • Velocidade, emoção e inclusão: As mulheres na Fórmula 1
  • Liverpool e o “Scouse” – O orgulho e a Identidade de um povo.
  • Tecnologia/Opinião: “Você não foi selecionado”: como a inteligência artificial está moldando — e excluindo — trabalhadores no Brasil
  • Educação: Quando a esperança se faz presente

ARQUIVO

  • maio 2025
  • abril 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • fevereiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • dezembro 2018
© 2022 - AVERA - Agência de Notícias Experimental da UNIFACS - Universidade Salvador (Bahia) | Todos os direitos reservados. | Theme: OMag by LilyTurf Themes