O trato da pluralidade na produção de conteúdo e posicionamento político-social das marcas são as grandes pautas do evento
Por Beatrice Magalhães
Revisão: Antônio Netto
Na última quarta-feira (09), ocorreu no Campus Tancredo Neves da Universidade Salvador (UNIFACS) o aulão especial ENADE com alunos do curso Publicidade e Propaganda. O evento foi promovido e mediado pela Coordenadora Camila Farias e ministrado pela Mylene Alves, diretora de conteúdo da Agência Gana.
Mycra, como Mylene gosta de ser chamada, iniciou sua apresentação mostrando seu trabalho como diretora da recém-criada Agência Gana, demonstrando na prática como a atenção à diversidade tem se tornado sinônimo de sucesso.
A palestrante discorreu durante toda sua fala sobre a importância da nova geração de publicitários se atentarem às provocações sociais que podem promover às marcas com quem vierem a trabalhar e como isso gera resultados positivos.
“Conteúdo é a grande tendência”, comenta no decorrer da sua apresentação. “Antes as marcas ditavam o nosso comportamento, hoje elas respondem ao nosso comportamento”, completa Alves.
Mycra explica que hoje o mercado busca por agências e profissionais que possam orientar as marcas sobre o seu lugar político e posicionamento social.
Diante disso, cada vez mais, as empresas exploram temas como a representatividade, o regionalismo, o poder feminino e a negritude. “Diversidade é a mola propulsora para nossa criatividade”, complementa a coordenadora Camila à fala de Mylene Alves.
Para além dessa instrução aos clientes, a ministrante reforçou a importância de identificar, através da análise crítica, o que são tendências e conhecimentos que irão se consolidar e o que são apenas ondas.
Ao longo do aulão, os estudantes levantaram a pauta das mudanças nos métodos de trabalho pós-pandemia e fenômeno do “burnout”, relatando as próprias experiências.
Síndrome do “Burnout” ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um transtorno emocional e psíquico que resulta na sensação de estresse, cansaço extremo e até mesmo exaustão física, provocado por condições de trabalho degradantes.
Com o advento do trabalho remoto, os limites entre o ambiente profissional e pessoal se mesclaram, ocasionando uma maior pressão e competitividade entre funcionários, sem espaço para dissociar-se do trabalho.
A palestrante revela as táticas da sua agência para evitar esse grave problema e relembra: “As leis trabalhistas também funcionam no home office”.
Ainda sobre as transformações no mercado de trabalho, em entrevista para a Avera, Mylene Alves compara a sua realidade na época de estudante à dos atuais universitários.
“Esses recursos das tecnologias, e das redes sociais principalmente, eram quase inexistentes no meu momento de formação. E acho que isso é uma vantagem, porque agora temos várias fontes de conteúdo e de informação para se formar e informar”, explica a diretora de conteúdo.
“Por mais que as mudanças ocorram com muita agilidade, acho que também há a possibilidade da gente acompanhar essas mudanças com mais agilidade”, acrescenta.
Mylene Alves finalizou sua apresentação introduzindo seu projeto pessoal “Salvador Capital Afro”, o qual contará com um festival no centro histórico da capital baiana no fim de novembro.
“Não será apenas sobre cultura e entretenimento preto, mas sobre todas as suas potencialidades”, esclarece a palestrante.
Sobre a experiência do Aulão ENADE, Isadora Tavares, estudante do oitavo semestre de Publicidade e Propaganda, relata que eventos como esse ajudam a relaxar para a prova.
“Acho que além de tranquilizar traz quase uma motivação que tá faltando para a gente. Quando vem alguém e mostra inovação e as possibilidades do mercado, a gente fica mais motivado mesmo de correr atrás de coisas novas”.
Quando questionada sobre a realização do exame, a universitária confessa estar nervosa, mas que está sendo muito bem orientada por Camila Farias e toda a coordenação.
“Estou me sentindo mais segura porque ela tem estado mais perto da gente”, assegura Tavares.
VEJA A PROGRAMAÇÃO DE AULÕES ENADE DOS CURSOS DE COMUNICAÇÃO DA UNIFACS
CONFIRA NOSSA MATÉRIA ESPECIAL SOBRE O ENADE 2022
CONFIRA NOSSO GUIA COMPLETO SOBRE O ENADE 2022