Ex-chefe de Estado colombiano defende a integração da América do Sul e pontua debilidades nas democracias do continente
Por Márcio Walter
Revisão: Antônio Netto
A Aula Magna virtual do curso de Relações Internacionais (RI) da Unifacs, na noite desta terça-feira (9), contou com a participação do ex-presidente da Colômbia, Ernesto Samper, e com a mediação do sociólogo Felippe Ramos, do economista Pedro Barros e da coordenadora do curso de RI, Rafaela Ludolf.
O evento foi marcado pelo discurso sobre a importância do diálogo e da segurança humanitária para a integração da América do Sul e do fortalecimento das democracias do continente.
Samper ressalta que integração do continente latino americano, para além de questões comerciais, deve se pautar na integração humana que permita às pessoas circularem, trabalharem e se educarem livremente na América do Sul.
“Queremos que nos garantam o futuro, a possibilidade de circular como imigrantes e sermos respeitados, porque os imigrantes não são um problema, mas são cidadãos do mundo”, afirma o ex-presidente.
Em seu discurso, Samper relembra sua atuação como secretário-geral da União das Nações Sul-Americanas (UnaSul), reafirmando o compromisso do órgão com a defesa da democracia e os direitos humanos e demonstrou preocupação com o estado das democracias na região, as quais ele chamou de “debilitadas”.
“O problema da democracia não é somente eleitoral. Tem também a ver com mecanismos de participação social. No entanto, essa participação tem se tornado muito debilitada. Os projetos democráticos na região retrocederam 20 anos. Os partidos não estão cumprindo com a função participativa que teriam de ter”, pondera Samper.
Durante o evento, o ex-presidente colombiano abordou ainda questões importantes na América Latina, como o empobrecimento da classe média, a crise do presidencialismo e a necessidade de novas políticas públicas para o continente.
Vivência prática em RI
A aula de abertura, que deu início ao semestre letivo do curso de RI, foi um momento de muita expectativa para estudantes e professores. De acordo com Ramos, ao trazer um ex-chefe de Estado e ex-líder de uma organização internacional, o Núcleo de Práticas em Economia e Relações Internacionais (NERI) permite a comunidade acadêmica o entendimento de que o curso não é apenas teoria, mas vivência prática.
“Isso traz o exemplo de prática concreta das Relações Internacionais para o corpo estudantil e proporciona aos estudantes as experiências com aquilo que eles podem encontrar no mercado de trabalho como, por exemplo, a arte da diplomacia”, ressalta Ramos.
Sociólogo e ex-professor do curso de RI da Unifacs, Ramos também pontuou a importância histórica e política de Samper para o cenário regional. Segundo o sociólogo, o ex-chefe de Estado colombiano representa um momento da vida política latino-americana diverso do estágio atual e necessário para entender os meandros da política.
“Ernesto Samper foi presidente da Colômbia em um momento difícil nos anos 90 com a questão do narcotráfico e das guerrilhas, ele sofreu um impeachment e sobreviveu a ele, terminou o mandato e foi secretário-geral de uma nova organização internacional (UnaSul), criada pelos países sul americanos. Então, ele tem muito a testemunhar sobre como a integração na América Latina depende muito da vontade dos governos e como pode dar errado”, explica Ramos
Para o estudante Marcelo Lima, 23 anos, aluno do sétimo semestre de RI, participar de um webnar com o Ernesto Samper foi um marco em seu processo estudantil. Segundo afirmou, além de seu desenvolvimento como aluno e futuro internacionalista, o evento coloca a UNIFACS, por meio do NERI, na vanguarda do debate sobre a integração da América Latina.
“Tratando de múltiplos problemas estruturais do nosso continente, como a crise do sistema representativo e do sistema presidencialista, a instabilidade das instituições, a crise sanitária causada pela pandemia atual, a crise humanitária da Venezuela, o evento foi uma brilhante e importante oportunidade para os alunos da instituição que buscam ir além no conhecimento”, aponta o estudante.
Eventos NERI
O evento, faz parte ainda de uma série de webnars organizados pelo NERI. Guilherme Lima, líder da Comissão de Organização do núcleo, conta que se espera realizar, ainda neste semestre, entre três e cinco eventos parecidos, em língua portuguesa ou estrangeira, como a palestra em questão, proferida em espanhol.
“É extremamente satisfatório conseguirmos um contato tão particular com indivíduos, decision makers, tão relevantes pra nossos estudos teóricos. Principalmente considerando o fato de que nossa matriz tem um peso teórico muito maior, é sempre bastante emocionante poder dialogar com figuras como Ernesto Samper, por exemplo”, relata Lima.
Já a estudante Clara Lapa, 20 anos, vê nas palestras em língua estrangeira mais uma oportunidade de unir o aprendizado à prática linguística. “É uma experiência muito enriquecedora ver figuras tão eloquentes falando sobre temas relevantes e atuais, acho que é uma oportunidade incrível para ter contato e aprimorar o idioma, principalmente o espanhol, que é semelhante à nossa língua”, pontua.
A Aula Magna do curso de Relações Internacionais da Unifacs com o ex-presidente da Colômbia, Ernesto Samper, pode ser assistida na íntegra, clicando aqui.
Visite o Instagram da AVERA e conheça nossos conteúdos exclusivos.