Projeto de Extensão Fusca recebeu André Fernandes para uma conversa sobre sustentabilidade e arte no Campus Tancredo Neves da Unifacs.
Na última quinta-feira, dia 25 de abril, o Festival Unifacs de Sustentabilidade, Cultura e Arte (Fusca) teve a honra de receber o artista plástico André Fernandes no Campus Tancredo Neves para uma conversa sobre sustentabiidade, resíduos sólidos e arte. André Fernandes trabalha há mais de 30 anos com resíduos plásticos, transformando lixo em arte e embelezando a cidade de Salvador.
Durante o bate papo, Fernandes compartilhou sua paixão pela arte e falou da importância de seu trabalho ao resignificar os materiais descartados – como garrafas plásticas, tampinhas e peças de atuomóveis – criando esculturas únicas e impactantes, alterando a paisagem da cidade.
Uma de suas obras mais conhecidas é o Bandeirão dos Jogos Olímpicos do Rio 2016, composto por cerca de 300 mil tampinhas de garrafas PET. Essa obra levou seis anos para ser concluída e contou com a participação de crianças do projeto Praia Limpa na coleta das tampinhas pelas praias de Salvador.
O artista plástico também realiza oficinas e palestras em escolas, inspirando os jovens a se envolverem com a arte e destacando a importância da sustentabilidade. Sua abordagem lúdica e interativa cativa as crianças, despertando nelas a curiosidade e o desejo de aprender mais. Através de sua arte, André Fernandes nos convida a refletir sobre a quantidade de plástico que produzimos e o destino que estamos dando a esse material, conscientizando-nos sobre a importância da reciclagem e do cuidado com o meio ambiente.
Participaram da roda de conversa com o artista estudantes dos cursos de Psicologia, Design de Moda, Design de Interiores, Ciência da Computação, Comunicação, Arquitetura e Urbanismo e Direito, que tiveram a oportunidade de conhecer melhor o processo de criação de André Fernandes, bem como a origem dos materiais coletados e a motivação e inspiração para suas obras.
Para a coordenadora do Projeto de Extensão FUSCA, professora Alice Lacerda, tratar do tema da sustentabilidade é uma preocupação permanente do projeto, e poder aliar esse assunto com a arte torna tudo ainda mais prazeroso e importante.
Dica do Fusca: Dê preferência a materiais recilados no seu dia-a-dia e ao descartar resíduos, como garrafas plásticas, tampinhas e papel, busque um ponto de coleta seletiva. E não tenha medo de se jogar na criação de peças e utencílios com produtos reutilizados como potes de vidros, latas e papelão.
Quer conhecer mais o projeto? @sigafusca