Após risco de fechamento, a Sala de Cinema do MAM reabre com novidades no espaço e exposições
Por Celine Souza
Revisão: Antônio Netto
Com a reabertura gradativa das atividades, que teve início em 17 de agosto, o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) estreou com exposição e novidades no espaço.
O Museu conta com uma galeria ao ar livre, o Parque das Esculturas, que agora permite receber visitas de pets , e o Circuito Saladearte com a cafeteria e cinema, que volta a receber o público em nova fase de reabertura.
O espaço também ficou conhecido pelo seu pôr-do-sol com a belíssima vista para a comunidade do Solar do Unhão.
CineMAM e Café Saladearte
Acompanhando o início das atividades do Museu, os amantes de um bom café já puderam apreciar a iguaria na reinauguração e, com a volta das operações do CineMAM, o local passa a funcionar também aos finais de semana, a partir de 9 de outubro, das 12 às 19h30.
Apesar dos cinemas da cidade já estarem funcionando desde maio deste ano, o CineMAM, estava com as atividades suspensas, devido a pandemia.
As salas de cinema que corriam risco de fechar por falta de dinheiro para manutenção, retomam as atividades nesta quinta, 7, após campanha de arrecadação de recursos.
A exibição dos filmes ocorrerá semanalmente das terças-feiras aos domingos, das 13 às 17h.
Exposição e espaço
Após um ano e meio fechado devido à pandemia, o espaço do MAM reinaugurou com a exposição “O Museu de Dona Lina”, em homenagem à arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, criadora e primeira diretora do museu baiano.
“Não sabia que a reabertura contava com a exposição de Lina Bo Bardi, que é uma referência na área e eu sou apaixonada. Como eu faço arquitetura, isso me enlouqueceu e encheu os olhos. Uma exposição lindíssima, de arrepiar e sentir”, conta a estudante de arquitetura Maria Clara, que visitou o local pela primeira vez, e não contava com a exposição da artista.
O local que é considerado o principal espaço para a arte contemporânea do estado, também recebeu os colaboradores de saúde do Hospital Espanhol, que foram escolhidos para serem os primeiros visitantes, como forma de homenagem a todos os profissionais de saúde que estiveram, e ainda estão, na linha de frente no combate ao Coronavírus.
Pet Friendly
Com ampliação no funcionamento, e reabertura das salas por etapas, o local veio com uma nova proposta: um ambiente Pet Friendly, lugares em que animais domésticos são bem-vindos e aceitos. Confira algumas regras:
- Os animais de estimação, são aceitos nas áreas externas do MAM-Bahia, contando que estejam adestrados e com suas coleiras e guias/correias.
- Nos espaços expositivos internos, Capela e Casarão, são aceitos Pets se forem cães-guias treinados para deficientes visuais.
(O Museu obedece às determinações e protocolos de segurança contra a pandemia da OMS)