Elenco campeão mundial. Foto: Leto Ribas/CBF
Após ser campeã no ultimo domingo (6), a seleção brasileira de futsal encerra um hiato de 12 anos
Por Lucca Anthony
Revisão Laís Cruz
Após 12 anos, o futsal brasileiro está novamente no topo do mundo. No último domingo (6), a seleção brasileira de futsal foi campeã mundial pela sexta vez na história. Com uma atuação de gala do goleiro William e gols de Ferrão e Rafa Santos, o Brasil bateu a Argentina pelo placar de 2 a 1, juntando-se assim à equipe do Brasil de futebol de areia como as únicas modalidades com 6 títulos do mundo.
A final:
O Brasil, mesmo com menos chutes e menos finalizações a gol (11 a 26), contou com um ataque mais cirúrgico, destacando o show dos dois pivôs, que acharam oportunidades no meio da defesa adversária. Logo no primeiro tempo, o placar era 2 a 0, mas engana-se quem acha que a partida estava a favor da amarelinha, pois a Argentina não parava de atacar.
William, que vinha fazendo uma grande Copa, na decisão fechou seu trabalho com chave de ouro. Em mais uma atuação de gala, o goleiro não deixou o rival balançar as redes, fazendo 22 defesas em um mesmo jogo e vibrando após cada uma delas. Ele se tornou onipresente na arena por causa de sua vontade e raça. Além dele, durante a Copa, os goleiros Guitta e Diego Roncaglio participaram das partidas, e os três fizeram o Brasil sofrer apenas 6 gols, a melhor defesa da competição.
Destaques Individuas:
A seleção também teve destaques individuais na competição:
- Dyego, camisa 7 e capitão, foi eleito melhor jogador da Copa do Mundo;
- Marcel, foi o artilheiro com 10 gols; e
- William, eleito melhor goleiro da copa.
Títulos:
O Brasil já havia sido campeão em outras 5 oportunidades: em 1989, 1992, 1996, 2008 e 2012. Porém, estava há 12 anos sem ser campeã e, se não vencesse a final neste domingo, concretizaria o jejum mais longo da história da seleção de futsal.