O desafio universitário propõe o desenvolvimento de um projeto completo e a construção de um carro off road
Por Antônio Netto
A equipe Mandacaru, formada pelos alunos dos cursos de Engenharia da Unifacs de Salvador, conquistou a 5ª posição na etapa Nordeste da competição BAJA SAE BRASIL.
A competição universitária desafia os grupos inscritos a desenvolver um projeto completo e construir um carro tipo Baja, veículo off road, propiciando aos estudantes de Engenharia a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
A 15ª edição da competição foi realizada durante o segundo semestre de 2020, de forma remota, em razão da pandemia do coronavírus.
“Foi difícil conseguir administrar a produtividade de todos à distância, manter o engajamento da equipe, sem trabalhar diretamente com o carro, e enfrentar todos os problemas ao longo do ano, por estarmos em um momento tão complicado no mundo inteiro”, relata Rafaela Sousa, capitã da equipe Mandacaru Baja e aluna de Engenharia de Produção na Unifacs.
Muitas provas foram adaptadas para o formato online desta edição e as cobranças estavam diretamente ligadas às etapas de projetos de desenvolvimento do carro:
“Desde a definição das metas para o protótipo, passando pelas melhorias realizadas e focando bastante nas validações virtuais realizadas para garantir o cumprimento das metas estabelecidas para o veículo”, relata a capitã da equipe.
Na etapa regional de 2019, a equipe Mandacaru estava entre as seis mais bem colocadas do Nordeste e com 3º melhor carro em desempenho nas provas dinâmicas. Na edição de 2020, conquistou uma posição a mais no pódio.
“O time tem sido bastante reconhecido pela sua grande melhora ao longo dos últimos anos e manter esse projeto dentro da universidade garante o brilho no olhar dos alunos e a valorização do curso de engenharia”, celebra Sousa.
A competição
Criada em 1994, a BAJA SAE BRASIL está a caminho da sua 16ª edição. Em 2018 envolveu mais de 1030 inscritos, número que, segundo a organização, cresce significativamente a cada ano.
As competições regionais são denominadas como Etapa Sul, Sudeste e Nordeste. A equipe vencedora do Baja nacional ganha o direito de competir da etapa internacional da prova nos Estados Unidos.
Para além do desafio e conhecimento, os estudantes também ganham visibilidade por parte das grandes empresas e oportunidade de reconhecimento. Os alunos que se destacarem, podem acabar contratados pelas grandes montadoras que apoiam a competição.
Visite o Instagram da AVERA e conheça nossos conteúdos exclusivos.
Parabéns!!