Evento propõe uma retrospectiva dos 100 anos de história das Relações Internacionais
Por Julya Ferreira
Revisão: Antônio Netto
O 25º Encontro Nacional de Estudantes de Relações Internacionais (ENERI), que acontece na Bahia, este ano, é promovido pelos alunos do curso de RI da Universidade Salvador-Unifacs e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira- Unilab, entre os dias 16 e 25 de abril.
Segundo o secretário-geral do evento, Iuri Rosário, a proposta desta edição, que tem o tema Relações Internacionais Contemporâneas: novos desafios e novas alternativas, é trazer análises na perspectiva dos tradicionais assuntos da área e novas propostas que englobam a realidade.
“Estar secretariando a realização desse evento é extremamente significativo. Após 20 anos da última edição realizada na Bahia, conseguir neste momento de pandemia, agregar conhecimentos e fortalecer nossos cursos, propondo reflexões das novas alternativas, é de grande valia”, ressalta o secretário-geral adjunto do ENERI-BA da Unilab, Iuri Rosário.
As inscrições são gratuitas e realizadas diretamente no site do ENERI Bahia 2021, até o dia 18 de abril. Até o momento 3 mil congressistas estão inscritos, entre professores, estudantes e pesquisadores da área.
A palestrante Maria Elisa Huber, que compõe a mesa-redonda “Segurança alimentar e os desafios da fome no sul Global” acredita que a programação do Encontro com atividades, palestras, mentorias, minicursos e mesas-redondas vão ajudar a amplificar o conhecimento no âmbito Internacional dos participantes.
“O Encontro vai gerar uma possibilidade gigantesca para os participantes em expandir o leque de diálogos do campo das relações Internacionais para outros setores da comunicação, o que possibilitará um conhecimento de mão dupla”, pontuou a editora adjunta da revista Gestão & Planejamento.
O ENERI é um evento acadêmico anual, que ocorre desde 1995, promovido pela Federação Nacional dos Estudantes de Relações Internacionais (FENARI), e voltado para a comunidade estudantil dos cursos de Relações Internacionais. Além disso, é uma possibilidade de estudantes de RI ampliar seus conhecimentos e apresentarem seus trabalhos acadêmicos acerca da sua área.
A aluna Rebeca Pinto (21), do terceiro semestre de RI, relata que a diversidade temática e de convidados são os maiores atrativos do evento.
“Sem dúvidas, essa diversidade chama minha atenção. Sem contar que uma das maiores incertezas dos estudantes de R.I. é em relação ao mercado de trabalho, então, ter mentoria sobre isso com especialistas da área será enriquecedor”, esclarece a aluna.
Clara Lapa (20), do 7º semestre de Relações Internacionais, acredita que ter contato com pesquisadores de RI a motiva a enfrentar as dificuldades do curso.
“Ver pessoas que tiveram sucesso seguindo essa trajetória acadêmica, me faz ficar ainda mais motivada na minha área. Por isso, eu acho importante alunos de outros cursos participarem do ENERI e não deixar essa oportunidade passar, principalmente pelo fato dele ser online e permitir que estudantes de todo o Brasil participe ampliando seus horizontes”, pontua Clara.
A programação completa do 25º Encontro está disponível no site https://www.even3.com.br/eneribahia2021/. Outras informações, entrar em contato pelo e-mail eneriba2020@feneri.org.br ou através das mídias sociais Instagram e Facebook @eneribahia.
Serviço
O que: 25º EncontroNacional de Relações Internacionais
Quando: 16 a 25 de abril
Horário: a partir das 17h
Onde: online
Valor: gratuito
Inscrições: https://www.even3.com.br/eneribahia2021/