Por: Elisa Brotto
O relacionamento com a mídia, esse foi o tema da mesa de assessoria de comunicação no primeiro dia do Curto Circuito, evento da escola de comunicação e design da UNIFACS. Os alunos de jornalismo e relações públicas participaram das discussões sobre como é a carreira de um assessor de imprensa, abordando os pontos de vista das duas profissões.
A mesa foi formada por nomes de peso na área de assessoria de comunicação, como Maihana Cazuquel, Relações Públicas e Assessora de Imprensa, graduada em Assessoria Organizacional pela UCSal; Em seu casting, há clientes como: Grupo Notável, Sorriso Maroto, Dilsinho, Batifun, Jau, dentre outros artistas. Outro convidado foi Vítor Andrade, formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo, que atua como Assessor de Imprensa, tendo no currículo trabalhos com artistas como Ivete Sangalo, Mariene de Castro e Margareth Menezes.
Além deles, estava presente Everton Santos, que possui MBA em Marketing e Branding pela Unifacs (2010) e graduação em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas com ênfase em Marketing; ele atua como Assessor de Comunicação e Marketing para clientes de diversos segmentos: Governamental, Político, Saúde, Arquitetura, Entretenimento. Finalizando a lista de palestrantes, Ricardo Henrique, formado em Comunicação Social/Jornalismo em 2011 pela Unime – Salvador. Ricardo atua na área deste antes de ingressar no universo acadêmico.
No debate, promovido durante a palestra, foram levantados diversos temas de grande importância na área de assessoria, entre eles: o sigilo, a boa relação com funcionário, e também com os clientes, o “time” das publicações e a postura profissional. Grandes cases foram discutidos, como a assessoria de Ivete Sangalo, Batifun, Ambeve e assessoria política.
Outro tópico enfatizado foi a diferença tênue entre o assessor de imprensa e o assessor de comunicação, e a questão da glamourização das festas e assessoria de famosos. “Você está em festa e não na festa, você está trabalhando e não curtindo com o artista, os brindes, os holofotes, as festas é para os artistas”, enfatiza Maihana Cazuquel.
Além da discussão sobre o relacionamento com a mídia, foi debatido o comprometimento na universidade, as oportunidades e a valorização de eventos como o Curto Circuito, que conectam os profissionais da área com os estudantes. “Pois a união da teoria e prática é muito importante”, finaliza Ricardo Henrique.