Evento que acontece entre os dias 13 e 19 de junho, nos campi da Universidade Salvador (Unifacs), apresenta palestra, oficinas e muito mais
Por Júlia Apenburg Ma
Revisão por Gabriel Ornelas
A semana da Expo UNIFACS, que ocorre durante os dias 13, 14, 17, 18 e 19, nos turnos da manhã e noite nos campi Lapa, Tancredo Neves (CTN), Professor Barros (CPB) e no Campus Santa Mônica, em Feira de Santana, tem como objetivo oferecer um contato maior entre a comunidade acadêmica e a população local, com realização de palestras, oficinas, assessorias, apresentações de A3 (avaliação das turmas), projetos e muito mais.
O evento também conta com a presença da Expo Vila Salvador, uma feira de empreendedorismo que reúne diversos segmentos como moda, gastronomia, artesanato e mais, no Campus Tancredo Neves. A produtora e estudante do curso de Publicidade e Propaganda, Evelyn Menezes, relata que a parceria com a Unifacs teve início este ano, cuja a colaboração acabou gerando mais uma edição da feira, nos dias 17 e 18, das 10h às 19h.
Dentre as atrações, a edição junina da Expo Vila conta com stands, como o da Stamp-se, que tem vendas de looks personalizados para o São João e sessões de massoterapia para os visitantes poderem desfrutar.
Durante a Expo Unifacs, quem passa pelos corredores do CTN pode participar de alguns jogos desenvolvidos por estudantes do curso de Psicologia, como é o caso do “Jogo Angústia Existencial”. O jogo de tabuleiro possui “casas de questionamento”, cujo o objetivo delas é gerar angústia na vida da pessoa, e as “casas de alívio”, onde o indivíduo encontra o conforto necessário até finalizar o jogo.
Outra atividade pensada para os visitantes é a exposição de manequins, produzidos pelos estudantes de moda. E há ainda a exposição de um mini teatro de fantoches, produzida pelo Projeto de Extensão Fusca, que traz a proposta de trabalhar com o teatro de fantoches na creche Futura Geração, parceira há dois anos do projeto. A atividade teve apresentação das fábulas “A Raposa e o Corvo” e “A Lebre e A Tartaruga”, com a produção do cenário e dos fantoches feitas a partir de material reciclável.
Questionada pela Avera, Evelyn explicou a importância do espaço do Confabulando. “O Hub Laboratório Editorial, o Confabulando, é um laboratório que criamos vários vídeos, pegamos perguntas e também possibilita uma certa exploração com elas. Além disso, podemos ir além explorando livros, objetos, infância”, afirmou a estudante.
A Expo Unifacs conta com o apoio de organizações como a Hemoba e de entidades que têm o objetivo de ingressar o indivíduo no mercado de trabalho, como CIEE, IEL, SIMM, além de empresas particulares. Para ficar por dentro de toda a programação e outras informações, você pode acessar o site do evento expounifacs.