Notícias Avera
  • Home
  • Cidade
  • Cultura
  • Unifacs
    • Destaques da Facs
    • Curto-Circuito
    • Especial ABAPA
    • Jornada Social Media
  • Esportes
  • Saúde
  • Negócios
  • Expediente
  • Home
  • Geral
  • A Inteligência Artificial e o futuro da educação universitária

A Inteligência Artificial e o futuro da educação universitária

Da Redação
3 de junho de 20254 de junho de 2025 No Comments

Como as novas tecnologias estão transformando o ensino superior, os métodos de aprendizagem e o papel dos professores nas salas de aula do futuro

Por Ana Vitória Seixas, Beatriz Abreu e Igor Carvalho

Revisão Anna Gherardi

A inteligência artificial está transformando a forma como se ensina e se aprende nas universidades, no Brasil e no mundo. Ferramentas capazes de gerar textos, resumos e apresentações em poucos segundos prometem mais agilidade e produtividade. Mas essa revolução tecnológica também levanta uma questão crucial: estamos preparados para esse novo cenário? 

Segundo o jornalista e professor de comunicação, Alexandro Mota da Unifacs ainda não estamos prontos. “Eu acho que não, não estamos preparados para isso que você chama de revolução, mas que eu preferiria nomear de transformação – ou que até certo ponto é um “perturbação” – da relação da sociedade, especialmente do setor de educação, com as novas tecnologias. Mas, para ficar claro, eu acho que o problema não é a IA ou a tecnologia em geral, mas como temos nos distanciado da ideia de aprendizado em si.“

 Com o avanço de plataformas como o ChatGPT, muitos estudantes adotaram a IA como uma aliada nos estudos. Hoje, essas ferramentas conseguem revisar textos, corrigir redações e até montar apresentações completas. O ganho de eficiência é evidente, mas surge uma preocupação: como garantir que os alunos desenvolvam pensamento crítico e autonomia acadêmica? 

“Você atribui à IA a capacidade de trazer eficiência para a educação. Eu me questiono se é mesmo eficiência que precisamos nesse processo, especialmente do ponto de vista dos alunos. Quem estuda não precisa responder algo em menor tempo, não precisa acertar sempre, não precisa ter resposta para tudo. Isso é o que a IA oferece aos estudantes que a utilizam excessivamente”. 

Para Mota, a eficiência se relaciona com o princípio de finalidade. “Qual é a finalidade de estudar? Você estuda para aprender e todos nós sabemos o quanto aprendemos quando demoramos mais tempo tentando responder uma questão, o quanto aprendemos quando erramos ou mesmo o quanto ter dúvidas nos leva para tantos caminhos que não pensávamos antes”. 

Inovação e ética

O avanço da inteligência artificial na educação é inevitável. Como destaca Charles Fadel, especialista em educação e autor do livro Educação na Era da Inteligência Artificial, é essencial que escolas, professores e alunos compreendam como essa tecnologia funciona para que consigam aproveitar todo o seu potencial pedagógico. 

Além disso, uma pesquisa do Google em 2023 aponta que cerca de 70% dos estudantes brasileiros já estão familiarizados com a IA, o que reforça a ideia de que sua presença nas salas de aula será cada vez mais comum e necessária.

Nas instituições de ensino, um dos desafios é equilibrar inovação e ética. Como evitar o plágio e assegurar que o aprendizado esteja, de fato, acontecendo? “Não temos garantias de que o aprendizado está, de fato, acontecendo. Acho que nunca tivemos, não vamos ter. Eu gosto mais de pensar na responsabilidade individual”, reflete Mota.

A UNESCO destaca que a IA tem o potencial de transformar a educação ao proporcionar experiências de aprendizagem personalizadas, adaptadas às necessidades individuais dos alunos. Essa personalização pode melhorar o engajamento e os resultados dos estudantes, especialmente em contextos onde o acesso a recursos educacionais é limitado. 

Além disso, pode apoiar os professores na avaliação do progresso dos alunos e na adaptação de abordagens pedagógicas, permitindo um ensino mais eficaz e inclusivo. Portanto, conforme enfatizado pela UNESCO, a IA pode desempenhar um papel crucial na promoção de uma educação mais inclusiva e de qualidade, desde que seja implementada de maneira ética e equitativa.

Navegação de Post

Cultura: Moda universitária é expressão, identidade e pertencimento
Como a IA está mudando a forma de estudar

Related Articles

Esportes: Allam Khodair brilha em Cascavel e volta ao topo após quase cinco anos; Fraga mantém liderança do campeonato

Esportes: Norris vence em Mônaco, e Bortoleto mostra resiliência após batida no início da prova

Esportes: Verstappen domina Ímola, e Bortoleto sofre com queda de desempenho durante o GP 

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas

  • Esportes: Allam Khodair brilha em Cascavel e volta ao topo após quase cinco anos; Fraga mantém liderança do campeonato
  • Esportes: Norris vence em Mônaco, e Bortoleto mostra resiliência após batida no início da prova
  • Esportes: Verstappen domina Ímola, e Bortoleto sofre com queda de desempenho durante o GP 
  • Os estrategistas da Copa Facs
  • Esportes: Entre a verdade e a retaliação
  • Esportes de praia como tendência entre os jovens 
  • Esportes: A hora e a vez das mulheres
  • Educação: A falta de acesso ao ensino superior para PCDs

ARQUIVO

  • junho 2025
  • maio 2025
  • abril 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • fevereiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • dezembro 2018
© 2022 - AVERA - Agência de Notícias Experimental da UNIFACS - Universidade Salvador (Bahia) | Todos os direitos reservados. | Theme: OMag by LilyTurf Themes