Notícias Avera
  • Home
  • Cidade
  • Cultura
  • Unifacs
    • Destaques da Facs
    • Curto-Circuito
    • Especial ABAPA
    • Jornada Social Media
  • Esportes
  • Saúde
  • Negócios
  • Expediente
  • Home
  • Geral
  • Como a IA está mudando a forma de estudar

Como a IA está mudando a forma de estudar

Da Redação
3 de junho de 20253 de junho de 2025 No Comments

Ferramentas baseadas em inteligência artificial transformam a forma como estudantes organizam, compreendem e aprofundam o conteúdo — mas exigem uso consciente

Por: Dalila Fonseca e Júlia Ma 

Revisão Mateus Tarrão

A inteligência artificial (IA) é um conjunto de tecnologias que permite aos computadores executar uma variedade de funções avançadas, imitando o raciocínio humano. No contexto da educação contemporânea, essa inovação tem impactado profundamente a forma como os alunos aprendem, revisam conteúdos e organizam seus estudos.

Hoje, ferramentas como ChatGPT, Gemini e DeepSeek são amplamente utilizadas por estudantes para otimizar tempo, gerar resumos, resolver questões e propor diferentes formas de explicação. Segundo uma pesquisa de 2024 realizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes), em parceria com a Educa Insights, e divulgada pela Agência Brasil, 71% dos estudantes utilizam IA com frequência.

Entre os principais benefícios citados pelos entrevistados — universitários e interessados em cursos superiores — estão:

  • A possibilidade de aprender a qualquer momento e em qualquer lugar (53%);
  • Acesso a informações atualizadas e diversificadas (50%);
  • Maior eficiência e agilidade na resolução de dúvidas (49%).

No entanto, os desafios também foram apontados:

  • Falta de interação humana (52%);
  • Risco de dependência excessiva da tecnologia (49%);
  • Possibilidade de erros em correções ou avaliações automatizadas (41%).

Os dados demonstram que a IA oferece avanços significativos, mas também reforçam a necessidade de um uso responsável e ético. Afinal, a tecnologia não substitui a capacidade de pensamento, a criatividade e o raciocínio humano — deve ser vista como uma ferramenta de apoio, e não como solução absoluta.

Solução moderna ou dependência perigosa? 

O analista de dados José Eduardo Miranda reforça que o uso da inteligência artificial deve ser feito de forma consciente e equilibrada. Ele compara o momento atual à época da introdução das calculadoras nas escolas, inicialmente proibidas por prejudicarem o desenvolvimento do cálculo mental. Com o tempo, foram reconhecidas como ferramenta complementar.

“O mesmo princípio pode ser aplicado à inteligência artificial: antes de utilizar a IA para potencializar seu aprendizado, o aluno deve desenvolver suas próprias capacidades de análise e resolução de problemas. Dessa forma, ele se torna um profissional mais produtivo e eficiente”, ressalta o analista.

A IA pode, inclusive, ser uma aliada na personalização da aprendizagem. Com o uso de gráficos, músicas, jogos e recursos interativos, adapta-se ao estilo de cada estudante. No entanto, segundo José Eduardo, o uso excessivo e desorientado pode afetar diversas habilidades: “Entre as habilidades que podem ser afetadas estão: aprendizagem, pensamento crítico, autonomia, criatividade, memória, comunicação, trabalho em equipe, resiliência e persistência” afirma Eduardo. Todavia, ele evidencia que os impactos variam de pessoa para pessoa, já que o ser humano é complexo e detém múltiplas potencialidades. 

Educar também sobre tecnologia

José Eduardo acredita que as instituições de ensino deveriam se antecipar e fornecer orientações claras sobre o uso responsável da IA, aliando o desenvolvimento técnico ao ético: “O ideal é que a IA seja usada como um suporte, e não como uma substituição do pensamento crítico e da criatividade humana”, conclui o analista de dados. 

5 ferramentas de IA para apoiar os estudos

  • Thea: Gera perguntas personalizadas, flashcards, jogos de memorização, simulados, guias de estudo e resumos de textos e vídeos. Disponível para Android, iOS e web.
  • Chat GPT: IA generativa com modelo de linguagem que pode criar resumos, explicações, roteiros e responder dúvidas.
  • Socratic: Oferece respostas detalhadas com vídeos e explicações visuais a partir de fotos de perguntas.
  • Quizlet: Permite criar flashcards, quizzes e jogos educativos para revisar conteúdos de forma interativa e personalizada.
  • Deep Seek: Uma ferramenta mais eficiente, com foco em tarefas técnicas e empresariais, e com a possibilidade de personalização.

Essa transformação tecnológica oferece inúmeras possibilidades, mas também exige maturidade. Cabe aos estudantes, professores e instituições encontrarem o equilíbrio: unir o que há de melhor da tecnologia com o que há de mais valioso no ser humano, sua inteligência criativa, ética e sensibilidade.

Navegação de Post

A Inteligência Artificial e o futuro da educação universitária
Educação: A falta de acesso ao ensino superior para PCDs

Related Articles

AVERA Jornalismo

Proclamação da República: entenda o marco para início de um novo regime

AVERA Avera em Pauta Jornalismo

Podcast Avera em Pauta inicia terceira temporada com debate sobre os males mentais do século XXI

AVERA Comunicarte

Comunicarte: IA na prática profissional

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas

  • Luciano Juba: a nova aposta para a Seleção Brasileira
  • Mobilização Pró-saúde da População Negra
  • Podcast Avera em Pauta recebe a pró-reitora da UNIFACS para discutir mudanças acadêmicas na instituição
  • Cenário teatral de Salvador preocupa atores, produtores e o público
  • Demandas acadêmicas impactam a saúde mental dos estudantes na Unifacs: “o tempo parece muito, mas pode ser enganoso se não formos capazes de progredir ao longo do semestre”
  • A importância de livros infantis na construção da autoestima de crianças negras
  • Museus que dialogam com jovens
  • Saúde da população trans e travesti na Bahia: avanços e desafios

ARQUIVO

  • novembro 2025
  • outubro 2025
  • junho 2025
  • maio 2025
  • abril 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • fevereiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • dezembro 2018
© 2022 - AVERA - Agência de Notícias Experimental da UNIFACS - Universidade Salvador (Bahia) | Todos os direitos reservados. | Theme: OMag by LilyTurf Themes