Apesar da falta de incentivos públicos e privados, atletas brasileiro ganham o mundo
Por Izabela Freitas
Revisão Laís Cruz
O Brasil é mundialmente conhecido por sua diversidade cultural, patrimônios históricos, belezas naturais e por seus talentosos atletas. Embora o futebol seja o esporte mais conhecido e praticado no país, existem outros que são praticados e reconhecidos no mundo. Confira alguns dos esportes e esportistas que vêm ganhando visibilidade mundial.
Futsal
O futsal brasileiro está repleto de talentos e conquistas, contando com grandes nomes como Falcão, Manoel Tobias, Schumacher, Amandinha e Jozi Oliveira, por exemplo. Neste ano, a seleção masculina se tornou hexacampeã mundial, com destaque para o capitão da seleção, Dyego Zuffo, que marcou quatro gols em sete jogos e foi eleito craque da competição.
Na Copa do Mundo de Futsal Feminino da AMF, o time do Brasil é o mais vitorioso e conta com jogadoras talentosas, como Amandinha, que foi eleita oito vezes consecutivas a melhor do mundo e faz história por onde passa. Outra atleta que está ganhando destaque mundial é a ala-direita Débora Vanin, que foi indicada entre as dez melhores jogadoras de futsal do mundo pela Futsal Planet em 2024.
Ginástica artística
A ginástica artística é um esporte emocionante que vem trazendo conquistas históricas para o país nos últimos anos. Grandes nomes como Daiane dos Santos, Arthur Zanetti, Daniele Hypolito e Diego Hypolito, brasileiros pioneiros no cenário mundial, são fonte de inspiração para inúmeros jovens atletas.
Além disso, não é possível falar da ginástica artística mundial sem mencionar Rebeca Andrade, a atleta que encantou milhares de pessoas ao redor do mundo com seu imenso talento e carisma. A atleta do flamengo foi a primeira ginasta brasileira a conquistar uma medalha em jogos olímpicos e recebeu várias medalhas nos Campeonatos Mundiais.
Outro jovem ginasta que vem ganhando destaque é Diogo Soares, que apareceu no cenário internacional aos 16 anos, após conquistar o bronze no individual geral nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires em 2018. O atleta de 22 anos chegou a duas finais no individual geral em apenas duas participações olímpicas, mostrando um futuro promissor.
Vôlei de quadra
O voleibol brasileiro é mundialmente conhecido e temido pelos rivais, com suas 12 medalhas olímpicas e diversos campeonatos mundiais. Atletas históricos como Sheila, Serginho, Giba, Fofão, Jaqueline Carvalho e Fabi foram essenciais para o desempenho da seleção brasileira. Atualmente, a seleção conta com diversos talentos mundiais, incluindo a capitã Gabi. A ponteira conquistou três Grand Prix, quatro Campeonatos Sul-Americanos, três Ligas das Nações, uma prata e um bronze em Campeonatos mundiais, além de ter sido eleita para o “Time dos Sonhos”.
Na seleção masculina, o jovem Darlan vem ganhando grande destaque e espaço, desempenhando um importante papel na conquista da Superliga pelo Sesi Bauru, além de ter sido eleito o melhor oposto da competição. Ana Cristina, Julia Bergmann e Lukas Bergmann são outros jovens atletas que estão ganhando visibilidade no cenário internacional.
Futebol de campo
Como dito acima, esse é o esporte mais assistido e praticado no país, sendo uma verdadeira fábrica de talentos. Nomes históricos como Pelé, Garrincha, Zico, Romário, Ronaldo, Cafu, Ronaldinho Gaúcho, Marta e muitos outros são reconhecidos mundialmente como alguns dos melhores jogadores da história. A gama de atletas talentosos só vem crescendo e ganhando mais reconhecimento com o passar dos anos.
Atualmente, Vinicius Junior, atacante do Real Madrid, é um dos jogadores que vêm se destacando. Ele já conquistou dois títulos da Champions League, foi o primeiro brasileiro a marcar gol em duas finais consecutivas e recebeu a premiação de melhor jogador da competição em 2024, além de ser considerado o favorito ao prêmio The Best. O Brasil conta ainda com outros nomes renomados, como Neymar, Marcelo, Thiago Silva e Alisson Becker, entre outros.
No futebol feminino, Tarciane e Gabi Portilho foram essenciais para a seleção brasileira na conquista da medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris, sendo indicadas à Bola de Ouro em 2024. Pretinha, Rosana, Formiga, Debinha, Tamires e Cristiane são exemplos de jogadoras que se destacaram em diferentes períodos.
Skate
O skate é praticado há muito tempo no Brasil; entretanto, ganhou maior visibilidade nas Olimpíadas de Tóquio em 2020. Alguns ídolos, como Sérgio Negão, Bob Burnquist, Sandro Dias (Mineirinho) e Letícia Buffoni, foram essenciais para a propagação desse esporte e servem de inspiração para as novas gerações.
Na modalidade street, Rayssa Leal (Fadinha) é considerada uma das melhores skatistas da atualidade, sendo uma das mais jovens medalhistas olímpicas da história, além de ter conquistado dois títulos mundiais com apenas 16 anos.
Na modalidade vert, Gui Khury, o skatista mais jovem a conquistar uma medalha de ouro no X Games, foi o primeiro a realizar um 1080°. Outros skatistas de diferentes modalidades, como Kelvin Hoefler (street), Isadora Pacheco (park), Augusto Akio (park), Pedro Barros (park), Pâmela Rosa (street) e Felipe Gustavo (street), são reconhecidos mundialmente por suas habilidades.
Judô
No judô, o Brasil é considerado uma potência mundial no esporte, sendo classificado como 5° melhor país da história, diante das 28 medalhas olímpicas. Durante os Jogos de Paris, os brasileiros alcançaram sua melhor participação, contando um feito inédito ao conquistar o bronze por equipes mistas.
Beatriz Souza foi o grande destaque ao ser a primeira mulher brasileira a obter o ouro em provas individuais no ano de estreia. Willian Lima conquistou a prata e o bronze ficou com Larissa Pimenta. Esses feitos são resultados de anos de dedicação e inspiração de atletas históricos como Aurélio Miguel, Tiago Camilo, Mayra Aguiar e Sarah Menezes.