Memphis Depay, a maior contratação do futebol brasileiro desde a chegada de Clarence Seerdof em 2013 | Foto Ettore Chiereguini/AGIF
Clubes da Série A do futebol brasileiro aprovaram a ampliação do limite de atletas estrangeiros em partidas do Campeonato Brasileiro este ano
Por Igor Santos
Revisão Laís Cruz
Em 2024, os clubes da Série A do futebol brasileiro aprovaram a ampliação do limite de atletas estrangeiros em partidas do Campeonato Brasileiro, passando de sete para nove jogadores. Embora os clubes possam contratar mais de nove estrangeiros, apenas nove podem ser escalados em campo durante os jogos.
A mudança gerou críticas da imprensa esportiva, mas a ampliação do número de jogadores estrangeiros pode ser benéfica para o futebol brasileiro, especialmente em um momento em que o nível técnico do Campeonato sofreu uma queda significativa, em grande parte devido à venda de estrelas para o futebol europeu.
Vários jogadores do futebol mundial, na última década, já atuaram ou ainda atuam por clubes brasileiros. Um grande exemplo disso é a recente contratação do Memphis Depay, a maior contratação do futebol brasileiro desde a chegada de Clarence Seerdof. Entretanto, há outros nomes promissores em atuação no país.
Flexibilização do mercado
A inclusão de atletas sul-americanos pode preencher as lacunas deixadas por essas saídas, e a flexibilização do mercado para jogadores estrangeiros era uma mudança necessária, que já deveria ter ocorrido há mais tempo no Brasil, se comparado à realidade do futebol europeu. Nos clubes baianos, essa nova regra abriu portas para contratações significativas.
O Bahia, por exemplo, trouxe o uruguaio Luciano Rodríguez, além de Victor Cuesta (Argentina), Santiago Arias (Colômbia), Nicolás Acevedo (Uruguai) e Óscar Estupiñan (Colômbia). Enquanto isso, o Vitória apresentou Cristián Zapata (Colômbia), (Paraguai) e Eryc Castillo (Equador).
Os clubes baianos estão atentos às oportunidades no mercado internacional. Além deles, outros clubes brasileiros também têm feito contratações notáveis neste ano, como Dimitri Payet, que se juntou ao Vasco em 2023, Yannick Bolasie, que foi contratado pelo Criciúma em 2024 e Bastos, o angolano que chegou ao Botafogo no final de 2023.
Essas movimentações acontecem em um cenário em que os times brasileiros, incluindo os baianos, buscam elevar o nível competitivo por meio de investimentos em talentos internacionais.